Divulgação

Com o mote “Mais verde na sua vida”, a Rede Globo, em parceria com a Prefeitura de São Paulo, realiza pelo terceiro ano consecutivo o projeto Verdejando. A iniciativa, que ajudou a plantar mais de mil árvores e distribuiu cerca de 50 mil mudas nas edições anteriores, une diferentes áreas da emissora durante os meses de setembro, outubro e novembro para mobilizar a população em torno da questão.

De acordo com Alexandre Mutran, gerente de comunicação regional de São Paulo, o início da ação foi na semana passada, com a exibição de reportagens sobre o assunto. “Até o próximo dia 26, vai ao ar uma série de 33 reportagens especiais nos telejornais ‘SPTV’ e ‘Bom Dia São Paulo’ sobre preservação do meio ambiente e sustentabilidade”, disse.

Segundo ele, um dos objetivos do Verdejando, além de provocar uma discussão sobre o assunto e aproveitar o poder de mobilização da emissora, é aproximar ainda mais a Globo da população.

Para divulgar a iniciativa, começou a ser veiculado, semana passada, um filme institucional, que traz imagens relacionadas à preservação do verde nas cidades, trechos de reportagens e menção às ações promovidas pelo Verdejando. O vídeo mostra que todos podem ser parte fundamental da solução ambiental na cidade. A campanha conta com mais cinco comerciais, focados nos mutirões que serão realizados em diferentes bairros da cidade.

De acordo com Mutran, durante todo o mês de setembro será realizada uma série de multirões de plantio e também um de remanejamento de árvores na região central de São Paulo. Segundo ele, a Prefeitura detectou a necessidade de substituir árvores inadequadas para o meio urbano ou no fim do seu ciclo de vida e que representam um risco para a população com a sua iminente queda. “O projeto visa desmistificar o que, muitas vezes, é visto como uma agressão à natureza.”

Até o final de outubro, ainda serão realizadas oficinas educativas e atividades para o público nas regiões Oeste, Leste, Norte e Sul da capital.

Também estão previstas ações com professores e alunos da rede municipal de ensino e uma ação com alunos de arquitetura e urbanismo de diversas universidades, que foram convidados para propor soluções para a falta de verde da cidade.

Como parte da ação, também será realizado o Domingo Aéreo, em parceria com a Força Aérea Brasileira, no Campo de Marte, no dia 4 de outubro. “Queremos mostrar, com o Verdejando, como é fácil cultivar e preservar a natureza e, principalmente, engajar a população na conscientização sobre o assunto”, falou.