Enquanto recebe prêmios globais de sustentabilidade e contabiliza a venda de 200 mil unidades de carros elétricos no mundo, a japonesa Nissan aguarda condições favoráveis para introduzir no Brail seus modelos não poluentes – o Leaf e o furgão e-NV200. Os ventos não parecem favoráveis, mas a recente decisão do Governo Brasileiro em reduzir o Imposto de Importação para os veículos elétricos, de 25% a 0, sinaliza o apoio às novas tecnologias de mobilidade “emissão zero”.

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“A viabilidade dos veículos elétricos de passageiros e também de carga se tornam uma realidade para o Brasil com esta redução”, diz Marcia Ribeiro, diretora da área de relações governamentais. Desde 2012, a montadora vem realizando testes com o Leaf, seu primeiro modelo, no Rio de Janeiro e em São Paulo. Em ambas as cidades, os programas de Táxis Elétricos completaram três anos sem emitir gases poluentes.

Marcia conta que somente no Rio, os 15 táxis que fazem parte do programa deixaram de emitir cerca de 200 toneladas de CO2 na atmosfera desde 2012. Há atualmente 25 modelos Nissan Leaf rodando pelas duas metrópoles brasileiras. Parece pouco, mas demandou uma série de parcerias com a Petrobras Distribuidora, a Light, a Ampla, a Eletropaulo e os governos locais. Também foi assinado em junho de 2013 entre todos eles um acordo para que cada um se comprometa a criar infraestrutura para os EVs (Electrical Vehicles) no Brasil.

Em 2014, a Nissan e a FedEx também iniciaram testes no Rio de Janeiro com a van 100% elétrica da Nissan, a e-NV200, que já é uma realidade em metrópoles como Nova York, em que grande parte das frotas de táxi e de veículos de carga já são compostas pelo modelo. Foi o primeiro teste do modelo nas Américas.

A escolha do Brasil para integrar o programa de avaliação do e-NV200 demonstra a importância do país para a Nissan, que no ano passado inaugurou em Resende, estado do Rio, uma de suas fábricas mais sustentáveis do mundo.

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O Leaf é o carro elétrico mais vendido no mundo. Foi lançado em 2010 e hoje é produzido no Japão, nos EUA e em alguns países da Europa.

Marcia diz que não é possível calcular, ainda, quanto o Leaf ou o e-NV200 poderão custar no país. Nos Estados Unidos e na Europa o modelo Leaf sai para o consumidor por cerca de US$ 23 mil na versão mais básica, com uma série de isenções de impostos para compradores. Segundo ela, o consumidor comandará o crescimento das vendas de modelos elétricos no mundo, e que principalmente os jovens buscam novas alternativas de transporte.