Casamento perfeito

Gastronomia e comunicação são os insumos de trabalho para a diretora de inteligência de mercado da agência Tudo

 

“Gastronomia e comunicação têm tudo a ver. A comida é por si só uma forma de se comunicar”, afirma Virna Miranda, diretora de inteligência para o mercado da agência Tudo, que se divide entre a vida de publicitária e a de dona de restaurante. Ela abriu o Cozinha com Z, junto com o marido Zeca, há cerca de 10 meses, na badalada região da Vila Madalena, em São Paulo. Na parceria nos negócios é ele quem cozinha. Chef por formação, ele também é o responsável por grande parte do conhecimento culinário de Virna.

Certa vez, ela preparou um prato para ceia de Natal com uma receita passada pelo marido através do Messenger. “Era véspera de Natal, ele estava trabalhando no Rio de Janeiro e eu queria levar algo à ceia com a minha família. E ele me sugeriu camarão na abóbora. A princípio, achei uma loucura, mas acabei fazendo. Ficou maravilhoso e foi o prato mais elogiado da noite”, conta Virna.

“É que sempre gostei mais de comer do que cozinhar”, brinca a publicitária sobre os seus dotes culinários. Segundo ela, aprendeu a cozinhar com o marido e passou a ajudá-lo. “Acho gostoso cozinhar com outra pessoa”. Com o domínio de algumas técnicas, dispensam receitas. “O conhecimento da gastronomia nos possibilita isso. É abrir a geladeira e ver o que tem para transformar em algo apetitoso”.

Mas, isso ocorre em sua casa, porque, no Cozinha com Z, ela cuida mesmo é da comunicação e do marketing. Fica sob sua responsabilidade a identidade visual, o posicionamento, as redes sociais, o site, o relacionamento com a imprensa, as imagens a serem publicadas e toda divulgação do espaço, que teve origem num food truck há cerca de três anos, com um cardápio que traz uma releitura da comida brasileira.

Baiana, formada em administração com especialização em marketing, Virna acredita que sair para comer é mais do que saciar a fome. “É um momento de estar com a família, amigos, de se reunir. Tem todo um lado de encantamento”. Com base nisso, ela se preocupa em construir um ambiente aconchegante e de qualidade sustentado em três pilares: comida, ambiente e atendimento.

À Propaganda, preparou tartar de carne de sereno, que é produzida no próprio restaurante. Trata-se de uma releitura da carne de sol. “É difícil achar carne de sol de qualidade em São Paulo. Por isso, optamos por preparar a nossa, que fica três noites para desidratar, então batizamos de carne de sereno”, conta. A publicitária está na Tudo há sete anos, sendo que já passou por diversas áreas, como planejamento, projetos especiais. Atualmente é diretora de inteligência de mercado (área criada há cerca de quatro anos) e também de um dos núcleos de planejamento. Desde o início do ano a agência mudou sua estrutura de funcionamento, passando a operar com três núcleos formados por diretores de planejamento e criação.

 

RECEITA:

 

 

Tartar

 

INGREDIENTE

20ml de azeite

100g  de carne  de sol

50g  de cebola roxa

Tomilho-limão (quanto baste)

100g  de abobrinha  em rodelas finas - carpaccio

1 colher de café pimenta dedo-de-moça picadinha

 

Molho

10ml  de molho de pimenta

10ml de mostarda

5ml de melaço de cana

5ml de molho inglês

10ml de ketchup

 

MODO DE PREPARO

Cortar a abobrinha em rodelas bem fininhas, *branquear em água e sal e reservar. Deixar esfriar na geladeira. Fazer um molho com mostarda, molho inglês, pimenta gota, dedo-de-moça, pimenta de cheiro, cebola roxa em *brunoise e ketchup. Fazer uma mistura equilibrada e anotar quantidades para 1 porção. Fazer na hora de servir. Picar a carne de sol na ponta da faca e misturar nesse molho. Dispor as rodelas de abobrinha no prato, colocar o tartar no molde de anel, no centro. Temperar com azeite feito de tomilho-limão, decorar com raminho de tomilho ou flor de manjericão. Servir frio acompanhado de pão ou torradas.

*branquear = colocar em água fervendo por 10 segundos e em seguida colocar em água gelada. Retirar quando esfriar.

*brunoise – cubinhos minúsculos

*O propmark não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.

Receba nossa newsletter

editora referência

O PROPMARK é uma publicação da Editora Referência.
Conheça também nossas outras marcas, prêmios e eventos.

Prêmios e Eventos

Publicações