Três gastrites nervosas e um convite para trabalhar numa agência de publicidade em Nova York –  depois, fizeram de Márcio Silva, chef e pioneiro no segmento de foodtruck no país. Seu conhecimento no ramo o levou ainda a apresentar o programa FoodTruck, a Batalha, no GNT, que entra na terceira temporada e estuda novos formatos, além de muita consultoria àqueles que em seguida entraram neste,até então, novo mercado. Desde 2013 à frente do Buzina, caminhão que mantém em sociedade com o sócio norte-americano Jorge Gonzalez, Márcio define a atividade como gastronomia autoral, comida boa e descomplicada a preços acessíveis, já pelo viés de negócios: “a ideia surgiu da necessidade de trabalhar e com mais qualidade de vida”.

Ele começou pelo jornalismo, faculdade que cursava nos Estados Unidos pelo prazer de escrever, o desejo inicial era de ser redator publicitário. Para bancar os custos trabalhava em restaurantes, 11 anos se passaram e retornou ao Brasil para trabalhar em agências de publicidade, como por exemplo a McCann. Seis anos depois e já casado, volta aos Estados Unidos, graças a uma proposta de trabalho recebida pela esposa. O divisor de águas na profissão surgiu de dois convites: um para entrar para um grande restaurante, outro para entrevista numa agência. Três gastrites nervosas que teve ainda no Brasil pela pressão por resultados nas agências o levaram à primeira opção. “Lá fui eu trabalhar 16 horas por dia enfurnado numa cozinha, com uma folga por semana para ganhar uma miséria”.

No currículo acumula experiência em restaurantes de alta gastronomia como Bouley, mas foi “nos lugares mais simples com preços acessíveis que fui mais feliz”. Quando voltou ao Brasil, desempregado, chegou a abrir em sociedade com uma amiga um restaurante especializado em arroz, o Oryza, em Higienópolis, bairro nobre da capital paulista. “Foi bem um ano e meio, mas o movimento começou a cair graças a arrastões que ocorriam no bairro, fechei em 2012”. Passou então a realizar eventos com barracas em feiras, por exemplo. O retorno instantâneo dos clientes com a satisfação dos pratos, mais a necessidade de uma estrutura protegida, com recursos de higiene, além de não querer trabalhar com “nenhum chef”, amadureceram a ideia de criar algo novo como um foodtruck. Como até o momento ninguém fazia isso no país, Márcio viajou à Espanha para estudar o segmento.

“Tudo foi desenvolvido por nós, o caminhão, os fornecedores, as embalagens, o nome, o design”. Foram nove meses até a concepção do projeto e um investimento de R$ 150 mil para colocar às ruas o primeiro foodtruck no país. Muitas vezes estacionado de forma irregular, já que não havia lei para isso. “Até isso fomos nós que desenvolvemos junto a Prefeitura. Ainda não está como gostaríamos, mas ajudamos a criar a lei”, diz Márcio, que de terça e quinta fica estacionado na Mário Amaral, em frente da J. Walter Thompson, único lugar que possuem dias fixos e repetem na semana. “O Ezra (Geld, CEO da agência) e o John (Ricardo, COO) são muito amigos, nossos primeiros parceiros”. No local, o que mais faz sucesso é o Frango orgânico aocurry com cuzcuz marroquino e chutney de manga, receita que preparou à Propaganda. São cerca de 100 porções diárias servidas pelo caminhão, entre hambúrguer eoutros pratos práticos. Para saber roteiro do Buzina durante a semana (exceto de segunda) é só seguir o foodtruck nas redes sociais.

 

Frango Orgânico aocurry com cuzcuz marroquino e chutney de manga

Rendimento quatro a seis porções

 

Para o frango ao curry:

2 frangos inteiros orgânicos (desossados)

400g de cebola fatiada

400g de tomates fatiados

3 dentes de alho fatiados

10g gengibre ralado

20g coentro picado

2l de caldo de frango

100g de curry em pó

 

Para o chutney:

4 mangas Haden (cortado em cubos médios)

160g açúcar 

200ml vinagre

100g uva passa

50g gengibre ralado

2 dentes de alho ralados

½ limão siciliano (suco e raspa)

 

Para o cuzcuz:

400g cuzcuz

400ml de caldo de frango

1 cebola roxa cortado em brunoise (cubos pequenos)

50g de uva passa

 

Modo de preparo:

Para o molho curry:

Refogar as cebolas até ficar transparentes, adicionar o alho, gengibre e curry em pó, cozinhar por 2min. E depois colocar os tomates.  Cozinhar por uns 5-10 min até evaporar a água dos tomates.  Finalmente colocar o caldo de frango e cozinha por 20min. A fogo médio, depois finalizar com coentro e bater o molho até ficar liso.  Volta o molho ao fogo e coloca o frango por aproximadamente 45 minutos.  Deixa resfriar por uns cerca de 30minutos e depois desfie o frango do osso.

 

Para o chutney (recomendamos fazer um dia antes):

Colocar numa panela açúcar e vinagre e cozinhar sobre fogo médio até dissolver a açúcar.  Depois adiocanar todos os ingredientes e cozinhar por 45minutos.

 

Para o cuzcuz:

Colocar 400g de cuzcuz numa bandeja.  Esquentar 400ml de caldo e adicione ao cuzcuz, junto com cebola e uva passa.  Tampar com filme e deixa por 15 min. depois mistura com garfo para deixar soltinho.Para servir, colocar o cuzcuz com frango encima e uma colher de chutney.