É projeto f&d@ que fala, né?

Making of

Acordar às 3h30 para conseguir registrar uma gota de orvalho numa plantação e estar animado com o que virá pela frente ao longo do dia, que também pode ser longo e terminar noite adentro. Essa, muitas vezes, é a realidade para um diretor de cena como eu. E, confesso, sou louco por esse estilo de vida. Desde que me entendo como diretor, faz sete anos, posso afirmar que meu trabalho e minha vida se misturam. No caso desse projeto para a Canon, isso é latente. Quantas profissões você conhece que te dão a oportunidade de viajar por lugares que ainda não esteve, durante 15 dias, com uma equipe comprometida e entusiasmada, tendo a oportunidade de descobrir cenários deslumbrantes, conhecer culturas diferentes, provar comidas novas, com um time parceiro e uma câmera nas mãos pra registrar os melhores momentos e, claro, ainda ser pago por isso?

 

Quando a Canon me procurou para ajudá-los a fazer a nova campanha da câmera Canon Rebel T6 foi bem instigante. E maravilhoso. Tive a total liberdade para voltar para eles depois de algum tempo e propor uma expedição pelo Brasil. O cliente topou e me deu autonomia pra sugerir o roteiro, ajudar na escolha do elenco, das locações e como fazer com que a câmera fosse a protagonista desta história. O tipo de projeto que qualquer diretor – ou diretora – no meu lugar agradeceria de joelhos – isso me inclui. Obrigado, Canon!

 

Filmar para Canon teve um gosto especial porque foi a campanha de estreia da Awake Film, produtora da qual sou sócio e que foi lançada no fim do ano passado, quando as imagens foram captadas. A expedição começou pelo Parque Nacional do Itatiaia – entre os Estados do Rio de Janeiro e São Paulo – e seguiu para Manaus, no Amazonas, Rio de Janeiro e para o Parque Estadual do Jalapão, no Tocantins.

 

O cuidado estético com os filmes foi grande, assim como a preocupação com a qualidade das imagens. Nos esforçamos, eu e Thiago Beck, Diretor de Fotografia, para que a fotografia dos seis filmes ficasse impecável. É sempre um grande desafio filmar para uma marca que vende excelência em imagem. Nos orientávamos pela natureza pra chegar no lugar certo, na hora certa e obter o melhor resultado, como acordar à noite para conseguir filmar logo no início da manhã para registrar os primeiros raios de sol e estar de prontidão com a equipe e o elenco durante quase todos nos fins de tarde. Essa “hora dourada” é fascinante e responsável pelas imagens mais belas que produzimos ao longo dos 15 dias.

 

Tudo deu certo durante aquelas duas semanas. Isso porque nos 20 dias anteriores à nossa partida, Guilherme Vieira, Diretor de Produção, se encarregou de cada detalhe da viagem. Valeu o corre, Gui. A cada locação tínhamos o apoio de um produtor da região para nos ajudar com as autorizações, hotel, refeição, transporte e acesso aos lugares mais inóspitos que dependem daquele conhecimento que só os locais têm. Um desses produtores, inclusive, o Felipe Guimarães, fez às vezes de integrante do elenco. É ele o personagem que aparece escalando no Itatiaia.

 

Mesmo com todo o planejamento e a organização, a expedição nos presenteou com algumas surpresas e momentos inesperados que só acontecem naquelas viagens que estamos atentos ao acaso. Um exemplo foi na Amazônia quando estávamos navegando e avistamos uma tribo indígena na qual o produtor local nunca havia filmado. Vimos o potencial das imagens e pedimos para conhecê-los. Em alguns minutos estávamos entre crianças e velhos índios, dividindo o almoço e filmando a preparação deles sendo pintados para um ritual tradicional da tribo.

 

Essa não foi a primeira vez que trabalho com a Canon. Já realizei projetos anteriores e, por conta desse relacionamento, eu agora entendo melhor a essência dos fotógrafos, de querer explorar, de ir atrás do melhor clique, por isso a campanha traz os personagens nessa procura, nessa busca da imagem perfeita. Quem tiver interesse de ver o filme de lançamento, é só buscar na página da Canon Brasil no YouTube e no Facebook, ou conferir a minha versão na fanpage da Awake Film.

 

*Sócio e diretor de cena da Awake Film

 

 

 

Legendas:

 

01 - Indío na Amazônia sendo pintado para ritual tradicional.


02 - Chefe de tribo indígena. Ao fundo oca com pintura típica da tribo.


03 - Casal de corujas flagrado em estrada remota do Jalapão.


04 - Escalador profissional Felipe Guimarães subindo via aberta por ele mesmo no Parque Nacional de Itatiaia.

 

*O propmark não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.

Receba nossa newsletter

editora referência

O PROPMARK é uma publicação da Editora Referência.
Conheça também nossas outras marcas, prêmios e eventos.

Prêmios e Eventos

Publicações