Pé direito

O Globosat Play, serviço de TV everywhere da Globosat, começou o ano apresentando crescimento de 50% em usuários cadastrados, em relação a janeiro de 2015. Ao todo são mais de 3,5 milhões de usuários cadastrados. No mesmo período, houve aumento de 117% em videoviews na programação ao vivo (simulcast) e 60% em videoviews em VOD (videoondemand). Em 2015, os assinantes tiveram acesso a mais de 10 mil horas de conteúdo, entre filmes, séries e programas de TV. Entre os canais mais vistos em janeiro deste ano, destaque para os conteúdos do Megapix, GNT, Multishow e Gloob, tanto na web como em aplicativos mobile. Até junho, os assinantes terão à disposição o documentário “Amy” (Multishow), do diretor AsifKapadia, um dos sucessos de bilheteria do Reino Unido e de diversos outros países em 2015.

 

Viva o rock

 A quinta e possivelmente última edição da plataforma Nivea Viva dando continuidade ao projeto de celebrar e revitalizar o rico universo da música brasileira, a Nivea vai dançar em 2016 ao som desse tal de rock’n’roll. O quinto show da plataforma homenageia o rock nacional, gênero que há seis décadas conquista o Brasil. Sob a direção artística de Liminha e Monique Gardenberg, quatro grandes nomes do rock brasileiro – o cantor paulistano Nando Reis, o trio Os Paralamas do Sucesso, a cantora carioca Paula Toller e a artista baiana Pitty – vão apresentar uma antologia do gênero em espetáculo inédito e exclusivo. A pré-estreia, apenas para convidados, acontece no dia 15 deste mês na casa Vivo Rio, no Rio de Janeiro (RJ). Na sequência, entre abril e junho, o show cumpre turnê por sete capitais do país – Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE), Fortaleza (CE), Salvador (BA), Brasília (DF) e São Paulo (SP) – em apresentações gratuitas, ao ar livre, para todas as famílias e gerações amantes do Rock.Em sua primeira edição, o projeto reverenciou (2012)Elis Regina na voz de sua filha Maria Rita. No ano seguinte, foi a vez de Antonio Carlos Jobim através de Vanessa da Mata. Já a terceira edição abriu (2014) as comemorações pelo centenário do samba reunindo Alcione, Diogo Nogueira, Martinho da Vila e Roberta Sá. A quarta e última edição celebrou, em 2015, o universo do soul e funk nacional com homenagem ao carioca Tim Maia, prestada pelos cantores Criolo e Ivete Sangalo.

 

Procura-se

 

O alemão, Stephan Moritz, compositor e produtor musical, esteveem São Paulo,neste mês, para se encontrar com algumas agências de publicidade e produtoras do mercado nacional, com intenção de abrir um escritório da Mokoh Music, empresa que dá identidade para as marcas por meio da música, no país em 2016. No ano passado, um de seus trabalhos conquistou o Grand Prix de Radio no Festival Internacional de Criatividade de Cannes.O case “The Berlin Wall ofSound”, feito para a plataforma SoundCloud, uma intervenção sonora de sete minutos e 32 segundos que reflete o tempo que seria necessário para percorrer os 155 km de extensão do muro de Berlim na velocidade do som. A cada segundo são reproduzidas memórias de momentos históricos relacionados ao muro, como discursos, propagandas e vozes dos guardas da fronteira. A ação feita em novembro de 2014 marcou o 25º aniversário da Queda do Muro. Outro case de destaque, foi o Nazizagainst Nazis, que transformou uma passeata a favor do nazismo na Alemanha em um evento beneficente. A ação consistiu em transformar cada metro caminhado pelos manifestantes na doação de 10 Euros para uma instituição de caridade que lutar contra o nazismo. Logo, as únicas opções que restavam para os participantes da marcha era desistir da passeata ou continuar e converter em doação. 

 

 Investimentos publicitários

Os investimentos em publicidade somaram R$ 132 bilhões no Brasil, no ano passado, de acordo com dados da Kantar IBOPE Media. O montante é 9% superior ao volume registrado em 2014.Entre os meios, a TV (aberta+paga) tem a maior participação do bolo publicitário, com 69,6% do volume total de investimentos. Na sequência aparecem o jornal (R$ 16,9 bilhões) e o display, que alcançou R$ 8,7 bilhões e participação de 6,6% no montante total. Em 2015, a Kantar IBOPE Media ampliou a cobertura de sites e portais monitorados e reformulou a metodologia de coleta desta publicidade online. Além disso, com o início da mensuração de links patrocinados nos principais sites de busca do país, foi possível mensurar o investimento dos principais anunciantes na categoria de search, que chegou a R$ 1,6 bilhão. A participação conjunta destes formatos digitais chega a 8% do bolo publicitário. Já os gastos em mídia exterior (out-of-home), que agora representam outdoor e mobiliário urbano, somaram R$ 1,5 bilhão no ano passado (1,2% do total).Os números são baseados nas tabelas de preços dos veículos de mídia e desconsidera descontos, permutas e negociações

 

Na contramão

A Rapp Brasil decidiu investir neste início de ano R$ 1 milhão em equipe, tecnologia e softwares para implantar a eComm, unidade de negócios focada na venda de produtos e serviços de seus clientes pela internet. Para dirigir a eComm, foi escolhido Marcos Bittencourt, VP de atendimento, cargo que passa a ser de Tatiana Pacheco, na agência há quinze anos. De acordo com Bittencourt, esse trabalho já vem sendo desenvolvido há cerca de três anos e tem entre seus clientes o Itaú e Mastercard. Cada marca dispõe de sua própria equipe, que pode operar no cliente ou na agência e é integrada por um líder, um gerente de produtos e profissionais de mídia, criação, business intelligence, social listening e planejamento. Com tecnologia própria local e da Rapp global, a eComm otimiza as vendas na web utilizando dados de pesquisa digital para atingir especialmenteo consumidor interessado no produto ou serviço ofertado.

 

Sem apelo

Diferentemente do que é visto nas campanhas de cerveja, no mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a WBeer.com.br, webstore de cervejas que seleciona, indica e entrega rótulos do mundo todo nos quatro cantos do Brasil, lança uma ação que valoriza o público feminino, representada especialmente pelas que estão no universo cervejeiro. De acordo com a empresa, o objetivo é reforçar a real posição que as mulheres ocupam hoje na sociedade, com questões de diversos âmbitos sociais e valorizar no mercado da cerveja com o slogan “Cerveja de mulher é a que ela quiser”. A campanha tem foco nas redes sociais, revista e no próprio site da empresa.Nos vídeos as mulheres contam casos em que já foram questionadas por gostar de cerveja, do empoderamento da mulher em um meio tão masculinizado e também sobre a luta diária para crescer neste mercado. A WBeer.com.br realizou uma pesquisa e constatou que, nos últimos sete meses, o número de sócias cresceu em 65,8% no Clube WBeer. Esse crescimento se mostrou também nas compras realizadas em todo o site.

 

TMSW é comprada

 

Os diretores da The Marketing Store, uma das maiores agências de marketing promocional do mercado brasileiro, compram a operação da empresa no Brasil, seguindo a tendência atual de alinhamento regional de negócios.Os novos donos têm metas agressivas de expandir os negócios nos principais mercados da América Latina. São eles: Britto Jr., CEO; Lucas Elias, VP de operações, Carolina Vanuci, VP de negócios, Fabricio Klug, VP de criação e planejamento; e Mauro Faustino, VP administrativo e financeiro. Como eles já fazem parte da liderança da agência, estão preparados para dar continuidade no histórico de grandes resultados para o cliente.

 

Publicidade Online

A publicidade online cresceu 12% no ano passado, com movimentação de R$ 9,3 bilhões, segundo o estudo Digital AdSpending, liderado pelo IAB (InteractiveAdvertising Bureau) Brasil e realizado pelo comScore. O segmento de search e classificados é o responsável pelo maior volume de verbas publicitárias, com R$ 5,169 bilhões investidos, seguido por display e redes sociais (R$ 3,148 bilhões) e vídeo (R$ 1,038 bilhão). Para este ano, a previsão é de mais 12% de aumento no faturamento que deve chegar a R$ 10,4 bilhões.