De acordo com o International Ad Forecast, estudo elaborado pelo Warc, a expectativa do mercado para o crescimento dos investimentos publicitários globais em 2015 é de 2,3%. Apesar do número positivo, a projeção fica bem abaixo do número apresentado em dezembro do ano passado, quando o relatório falava de aumento de 4,8%. A queda é de 2,5%.

A expectativa é reflexo da redução de investimentos em 12 grandes mercados analisados pelo estudo que representam 75% dos gastos publicitários no mundo, entre eles as duas maiores economias mundiais. Nos Estados Unidos, a previsão sofreu queda de três pontos percentuais, enquanto na China a redução foi de 1,5%. Rússia, Canadá, Itália e Reino Unido também observaram quedas.

Apesar da desaleração, no entanto, o Reino Unido, por exemplo, ainda deve ter um crescimento de 6,6% nos gastos com publicidade no fechamento do ano atual, menos apenas das previsões na China (9%) e Índia (16,1%).

Já nos Estados Unidos o crescimento deverá ficar em 1,4% contra os 3% do estudo anterior, em 2014. A queda no maior mercado publicitário do mundo está sendo puxada pela desaceleração nos investimentos em TV, que devem sofrer redução de 3,3% este ano.

O estudo também já prevê o cenário para 2016 com destaque para o Brasil. O mercado espera que haja um crescimento de 7,7% nos investimentos de publicidade no país que sediará os Jogo Olímpicos no ano que vem.