Primeira campanha tem como meta a construção da marca do festival nos EUA

 

Esqueça tudo o que você sabe sobre festivais de música. Com essa frase o Rock in Rio quer posicionar sua versão americana como o “maior festival de música do mundo”, em campanha publicitária que entra no ar nos Estados Unidos nesta segunda-feira (24). O evento está previsto para final de maio e início de junho de 2015, em Las Vegas. A árida cidade do Estado de Nevada já tem no entretenimento seu maior ganha-pão, maior que o que vem dos jogos, e não faltará estrutura para acomodar o festival de origem brasileira.

Rodolfo Medina, presidente da Artplan, diz que as ações criadas pela agência atingirão 70 milhões de americanos. A opção foi entrar nacionalmente construindo a marca, que não é tão conhecida dos americanos quanto dos latinos e europeus. “Temos um período de construção de marca importante pela frente. Estamos entrando na mídia um pouco antes do convencional e ainda sem patrocinadores fechados, pois trata-se de um mercado com meios de comunicação muito pulverizados, competitivo e dinâmico na área de entretenimento e de uma marca nova. O modelo do Rock in Rio não existe nos EUA, com este enfoque, cara, investimento, comunicação e estrutura”, comenta.

Mídia impressa destaca ineditismo do formatoDois comerciais – com mais de 10 versões – foram criados para veiculação em TV fechada, cinemas da rede NCM e internet. O primeiro, institucional, mostra a banda Sepultura com percussão dos franceses do Les Tambours du Bronx anunciando que o festival está chegando. O segundo foi gravado na edição carioca do ano passado e mostra uma apresentadora circulando pela cidade do rock mostrando suas atrações e experiência e enfatizando, por exemplo, que as cidades em que ele se realiza se beneficiam economicamente, lotando hotéis.

Também foram criados anúncios para atingir formadores de opinião em publicações como New York Times, Los Angeles Times, Wall Street Journal, Rolling Stone, Billboard, Pollstar e Audience, Las Vegas Review Journal e Advertising News. Na internet, as principais ferramentas serão as redes sociais em geral, Google, YouTube, sites de revistas e jornais de grande circulação – além do site do festival, que entra no ar junto com a campanha. Nele, uma rádio online começa a mostrar sua história musical.

A mídia será mais forte na Califórnia, tanto pelo público quanto pela proximidade com Las Vegas. Medina não revela o investimento, mas afirma que ele vem dos investidores do festival – como a americana SFX Entertainment. Em maio desse ano, durante o Rock in Rio Lisboa, a organização do festival levará jornalistas e formadores de opinião para conhecer o evento. É em maio que começa a construção da cidade do rock em Las Vegas, em uma área de 150 mil metros quadrados ao lado do hotel Circus Circus. Em setembro, será realizado um show de divulgação na Times Square, em Nova York: no palco montado na praça, estarão Alice Keys e o Les Tambours du Bronx. A marca Rock in Rio, que completa 30 anos em 2015, estará estampada na maioria dos painéis luminosos da Times Square.