Pesquisa mostrou marcas mais lembradas na redeA internet também tem o seu Top of Mind. Nesta terça-feira (8), o prêmio baseado na pesquisa da Datafolha com apoio do UOL mostrou as empresas mais lembradas no mundo online. Apesar de não ter um campeão geral, pode se dizer que o destaque da 6ª edição do evento foi a Samsung, que recebeu quatro troféus, sendo três deles em categorias especiais.

A companhia asiática foi a marca mais lembrada no segmento de computadores e notebooks, além de faturar o Top Feminino e o Top Mobile, com a sua linha de câmeras; e o Top Performance, desta vez com sua linha de celulares. Segundo o diretor de marketing da Samsung, Hamilton Yoshida, a empresa aposta forte no mundo digital, para onde destina 20% do seu budget para publicidade – valor que deve aumentar em porcentagem e em montante geral devido aos bons resultados.

As outras categorias “especiais” foram Top Teen, vencida pelo Mercado Livre; Top Heavy User, que premiou a Net; e Top Lan House, onde a Claro ficou com o troféu. Na divisão por segmento, a pergunta “qual é a marca mais lembrada na internet” teve mais 22 vencedores.

Algumas companhias faturaram o prêmio em todas as seis edições do evento, como McDonald’s, que ganhou em lanchonetes; Sony, premiada em câmera digital; Visa em cartões de crédito; e Skol, em cervejas. Duas marcas estrearam como mais lembradas, ambas dividindo o troféu em suas respectivas categorias: o Mercado Livre empatou com a Americanas.com em e-commerce e a Sadia ficou em igualdade com a Nestlé no setor de alimentos.

A HP venceu em acessórios de informática, a LG ficou com o ouro em televisores, a Nike foi a mais lembrada em artigos esportivos e a Fiat em automóveis. O banco Itaú venceu em seu segmento, com a Gol ganhando em companhias aéreas e a Porto Seguro faturando em seguros.

A Unimed ficou com o troféu em planos de saúde, Natura em produtos de beleza, Colgate em higiene pessoal. A Brastemp levou em refrigeradores e a Coca-Cola em refrigerantes. No celular, prêmios para Oi (operadora) e Nokia (aparelho), enquanto a Sky venceu em TV por assinatura.