Muitas agências de publicidade têm procurado resignificar o seu papel junto às empresas anunciantes, oferecendo novas possibilidades de envolvimento estratégico nos negócios dos clientes. A Agência3, por exemplo, criou uma divisão de inovação chamada HackerSpace3 e o primeiro fruto dessa área é uma nova empresa do Grupo Santander, a fintech Superdigital.

Eduardo Barbato, vice-presidente de estratégia da Agência3, conta que a aposta da agência foi justamente  ajudar empresas e marcas a criarem novos modelos de negócios.  A Superdigital é exatamente isso: um novo negócio do Santander voltado para heavy users digitais, um aplicativo que facilita transferências e pagamentos digitais, e é tão simples quanto enviar uma mensagem via whatsapp. É uma solução dos novos tempos, sem burocracia, para as trocas financeiras, inclusive em outras moedas.  

O Santander e a Hackerspace3 cocriaram o projeto com influenciadores digitais que testaram a usabilidade do aplicativo em várias etapas. O desenvolvimento do projeto seguiu a metodologia do Hackerspace3, que mistura conceitos do “Disciplined Entrepeneurship – 24 Steps to a Sucessful Startup”, do Massachusetts Institute of Technology (MIT), e do Human-Centered Design, da Ideo. A primeira etapa, em outubro do ano passado, foi a realização de exercícios criativos com a equipe de projeto, a fim de estudar o posicionamento social do produto. Em novembro, iniciou-se o projeto colaborativo, quando um grupo de 10 influenciadores.

Eduardo Barbato conta que o último encontro com os influenciadores foi em fevereiro desse ano, quando foi testada a linha criativa  da campanha de lançamento: o conceito vencedor foi “Não adianta”, com o argumento “seja de plástico ou de papel, o dinheiro, como conhecemos, ficou com os dias contados”. Foram criados filmetes ressaltando funcionalidades do produto, que começam a ser vistos na internet.

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