O Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions divulgou o Global Creativity Report 2016. O relatório apresenta os trabalhos mais premiados, os países, cidades, agências e redes mais criativas. O documento é elaborado com base nos resultados do Cannes Lions, Lions Health, Lions Innovation e Lions Entertainment. O país tem dois brasileiros no topo dos rankings de diretores de arte e redatores mais premiados.

A cidade de São Paulo foi a terceira mais premiada no festival, de acordo com o relatório. O primeiro lugar ficou com Nova York e a segunda colocada é Londres. A ascensão da Ásia Pacífico no ranking das cidades mais premiadas foi um destaque este ano. Auckland (Nova Zelândia) garantiu o quarto lugar – no ano passado ocupava a 19ª posição. Tokyo ficou em sexto lugar, Melbourne em 16º, Bangkok em 17º e Mumbai na 20ª colocação, enquanto Sydney caiu do 9º lugar para 13º.

O brasileiro André Sallowicz (ex-AlmapBBDO e que agora está na ColensoBBDO) ficou em primeiro lugar no ranking dos diretores de arte mais premiados em Cannes. Outro brasileiro na lista é o redator Daniel Oksenberg, da AlmapBBDO, que ficou na quinta posição entre os redatores mais destacados na premiação. 

Na lista de anunciantes, a Samsung passou do segundo lugar em 2015 para a primeira posição este ano. Burger King é o segundo colocado (no ano passado, estava em 5º) e a Microsoft está em terceiro.

Três agências brasileiras estão no topo do ranking Health Agency of the Year: Havas Life, São Paulo, conquistou a sexta posição; Triunfo Sudler Brasil, Campinas, está em 12º lugar e McCann Health, São Paulo, em 17º.

Quatro agências da América do Sul estão no topo da lista Innovation Agency of the Year: Maruri Grey, Guayaquil, do Equador, conquistou o segundo lugar; J.Walter Thompson Costa Rica, San Jose, ficou em quinto; Grey Brasil, São Paulo, em oitavo e McCann Lima, do Peru,na 11ª osição.

Pela primeira vez um diretor de cena argentino lidera o ranking: Nicolas Hardy. Já Atul Kattukaran é o primeiro diretor de cena indiano a se classificar no top 10. 

O Global Creativity Report também traz listas para prêmios especiais, como Agência do Ano, Rede do Ano, Holding do Ano e Agência Independente do Ano, que podem ser vistas no Cannes Lions Archive, disponível apenas por assinantes.

“Estamos muito satisfeitos em anunciar os resultados do relatório deste ano, que fornece o barômetro definitivo com os trabalhos mais inspiradores e criativos do mundo. Temos o prazer de entregar insights inestimáveis ​​e conteúdo instigante para impulsionar o crescimento do negócio”, disse José Papa, CEO do Cannes Lions.

Texto atualizado