.O SBT estreia este mês o reality show de gastronomia BBQ Brasil – Churrasco no Brasa, um formato original da BBC. A atração é a primeira no país, em TV aberta, totalmente dedicada ao churrasco e traz como patrocinadores master as marcas Maturatta Friboi, Seara e Extra – que, a exemplo do Carrefour no “MasterChef”, da Band, será responsável por fornecer todas as compras de mercado que os participantes fazem durante a atração, antes de colocarem a mão na massa. Completam a cota patrocínio Nívea, Hellmann’s e Mania de Churrasco.

O programa vai ao ar aos sábados, a partir do dia 13, com apresentação de Ticiana Villas Boas, ao lado dos jurados Carlos Bertolazzi e Rogério de Betti. Em 14 semanas, o programa coloca 13 participantes na disputa pelo título de melhor churrasqueiro amador do Brasil.

Ao final, o vencedor leva como prêmio uma tonelada de produtos divididos entre Maturatta Friboi e Seara, além de um ano de compras no hipermercado Extra no valor de dois mil reais mensais, totalizando R$ 24 mil no ano. 

Maria Eugênia Rocha, gerente executiva da divisão de Carnes da JBS, comenta a importância de estar presente como patrocinadora de um programa com este, com a Maturatta, a nova marca do churrasco Friboi. “Os churrasqueiros de verdade sabem que para preparar uma carne saborosa e suculenta é necessário um verdadeiro ritual, que começa desde a hora da compra dos ingredientes. Alguns detalhes são indispensáveis e uma carne especial maturada garante a maciez, a suculência e o verdadeiro sabor do churrasco”. 

Já a diretora de Marketing e Trade da Seara, Fabiola Menezes de Paula, acrescenta, que para a marca esta é uma oportunidade de demonstrar como produtos variados, como aves e embutidos, podem ser bem aproveitados no churrasco de formas distintas. “Será muito interessante ver os participantes desafiados a inovar na preparação dos frangos, linguiças e outros produtos em churrasqueira, o que mostrará, além do talento de cada um, a versatilidade e a qualidade do portfólio da Seara. Observamos uma tendência de aumento da variedade de carnes no churrasco dos brasileiros e estamos investindo para atender essa demanda”, diz.

Para Eandres Gomes Aguiar, gerente de Marketing do Extra, o “churrasco é a cara do brasileiro”, o que levou a rede a patrocinar a atração. “O Extra contribui com milhões de churrasqueiros em todo o País, com uma grande variedade que vai desde as carnes e bebidas até a churrasqueira e, por isso, tem muito orgulho de participar desse programa, que apoia e incentiva os churrasqueiros amadores de todo o país. Além de premiar os participantes, os clientes podem esperar ofertas relacionadas à temática do programa”, adianta o executivo.

A competição

Os churrasqueiros amadores enfrentam ao longo de cada episódio três tipos de desafios: criativo, no qual trabalham individualmente e mostram seu potencial de criar e inovar em cima de um tema definido; externo, que corresponde ao trabalho em grupo e cozinham para grandes grupos e a Prova de Fogo, um duelo entre os participantes com o pior desempenho e que garante a salvação ou a eliminação do episódio.

“Esse é um formato muito bom e dinâmico. Também participo do processo da atração, até mesmo das reuniões que definem quais serão as provas que os competidores terão que passar. Descobri que nem eu sabia que existia tanto jeito diferente de fazer churrasco e tanto assunto com essa temática. São três provas por programa, com gravações bem puxadas, pois são quase três dias inteiros de gravação para cada programa”, comenta a apresentadora Ticiana Villas Boas.

 

 

 

 

“Eu acho que o BBQ Brasil vai mexer com todos os brasileiros, afinal, quem não gosta de um bom churrasco? Além disso, vocês podem esperar um Bertolazzi mais calmo, só que jamais bonzinho. Afinal, uma pitada de maldade nos comentários nunca é demais”, conta o Chef Carlos Bertolazzi.

 

Rogério, que vai estrear na televisão, revela estar empolgado com o programa: “Estou muito animado em fazer parte desse time de primeira linha do SBT, ainda mais podendo comer churrasco o dia inteiro, o que não há nada melhor. Sobre estrear como jurado na TV, chega a dar um frio na barriga com a expectativa, que é muito grande, mas estou tranquilo e confiante, afinal não irei interpretar ninguém, serei eu mesmo, do meu jeito, avaliando os participantes sob o meu ponto de vista. Serei o mais transparente possível com as avaliações dos churrascos. Espero experimentar carnes muito saborosas e bem preparadas, pois apesar de serem feitas por amadores, sei que temos muita gente boa. Mas se estiver ruim, vou falar sem rodeios”.

 

Os churrasqueiros amadores enfrentam ao longo de cada episódio três tipos de desafio de dar água na boca, são eles: Criativo (onde os participantes trabalham individualmente e mostram seu potencial de criar e inovar em cima de um tema definido); Externo (os candidatos trabalham em grupo e devem cozinhar para um grande número de pessoas nos mais diversos e inusitados lugares) e a Prova de Fogo (um duelo entre os participantes com o pior desempenho e que garante a salvação ou a eliminação do episódio).

 

A apresentadora Ticiana Villas Boas comenta: “Esse é um formato muito bom e dinâmico. Também participo do processo da atração, até mesmo das reuniões que definem quais serão as provas que os competidores terão que passar. Descobri que nem eu sabia que existia tanto jeito diferente de fazer churrasco e tanto assunto com essa temática. São três provas por programa, com gravações bem puxadas, pois são quase três dias inteiros de gravação para cada programa”.

 

Quem tiver o melhor desempenho durante o programa, com menor número de erros será eleito o melhor churrasqueiro amador do Brasil, que além do sonhado troféu da atração, também recebe uma tonelada de produtos divididos entre a Maturatta Friboi e a Seara e um ano de compras no hipermercado Extra, no valor de dois mil reais mensais, ou seja, R$ 24 mil em um ano.

 

Maria Eugênia Rocha, gerente executiva da divisão de Carnes da JBS, comenta a importância de estar presente como patrocinadora de um programa com este, com a Maturatta, a nova marca do churrasco Friboi. “Os churrasqueiros de verdade sabem que para preparar uma carne saborosa e suculenta é necessário um verdadeiro ritual, que começa desde a hora da compra dos ingredientes. Alguns detalhes são indispensáveis e uma carne especial maturada garante a maciez, a suculência e o verdadeiro sabor do churrasco”. A empresa fornecerá carne Maturatta Friboi, especialmente desenvolvida para atender as demandas dos churrasqueiros mais exigentes, sejam eles profissionais ou amantes do churrasco de fim de semana. Essa carne é especialmente selecionada e passa por um processo de maturação controlado, que é totalmente natural, sem adição de qualquer produto químico. A carne é deixada em repouso em temperaturas muito baixas – entre zero e dois graus – e as enzimas naturais quebram o rompimento das fibras da carne, o que garante ainda mais maciez aos cortes.

 

“O patrocínio do programa ‘BBQ Brasil – Churrasco na Brasa’ demonstra a força da marca Seara em toda sua linha de produtos“, afirma Fabiola Menezes de Paula, diretora de Marketing e Trade da Seara.Fabiola ainda acrescenta: “Será muito interessante ver os participantes desafiados a inovar na preparação dos frangos, linguiças e outros produtos em churrasqueira, o que mostrará, além do talento de cada um, a versatilidade e a qualidade do portfólio da Seara. Observamos uma tendência de aumento da variedade de carnes no churrasco dos brasileiros e estamos investindo para atender essa demanda. Nosso portfólio conta hoje com produtos de vão desde cortes suínos já temperados até um dos nossos mais recentes lançamentos: o steakburger, o hambúrguer ideal para preparo em churrasqueira”.

 

Eandres Gomes Aguiar, gerente de Marketing do Extra, diz: “Churrasco é a cara do brasileiro. O Extra contribui com milhões de churrasqueiros em todo o País, com uma grande variedade que vai desde as carnes e bebidas até a churrasqueira e por isso, tem muito orgulho de participar desse programa, que apoia e incentiva os churrasqueiros amadores de todo o país. Além de premiar os participantes, os clientes podem esperar ofertas relacionadas à temática do programa. Assim, quando der água na boca, os telespectadores poderão passar no Extra comprar os produtos com descontos especiais e tentar recriar as receitas em casa”.