Arena do Esporte: Patrocínio em uniformes de futebol cresce 28% em 2018

Coluna traz também como destaques ativações de marca no surfe e basquete

Valor da camisa 1

Divulgação

O Ibope Repucom divulgou na semana passada o levantamento das marcas que patrocinaram os uniformes dos clubes de futebol no Brasil em 2018. O ano foi positivo para os 20 times que compõem a série A, que tiveram crescimento de 28% em patrocínios em relação ao ano anterior. Foram 111 anunciantes no período, com destaque para os segmentos imobiliário, construção e acabamentos; financeiro e de alimentos. Na modalidade máster do uniforme, com a logomarca no peito da camisa, as empresas do segmento financeiro dominaram o cenário, presentes em 18 dos 20 clubes ao longo de 2018. A Caixa Econômica Federal segue como líder, patrocinando 12 dos 20 clubes avaliados. O número evidencia a dependência do futebol aos investimentos públicos. Além da Caixa, o Banrisul também disputa o principal espaço, ao lado de Crefisa e Aurora.

Valor da camisa 2
Fora do nicho de empresas e formatos tradicionais, despontam as companhias de tecnologia e aplicativos. De olho em modalidades menos visadas e com valores mais acessíveis, marcas como Uber têm ganhado mais espaço. É o caso do patrocínio a numeração das camisas. E a marca iPlace, com o patrocínio da frente superior das camisas.

Tirando onda 1

O surfista Gabriel Medina recebeu presente de aniversário mais cedo este ano. Às vésperas de completar 25 anos, além de levar o bicampeonato mundial de surfe, no último dia 17 de dezembro, no Havaí, o esportista aumentou seu portfólio de patrocinadores. A cerveja Corona acaba de anunciar a parceria. Essa é a segunda marca da Ambev a patrocinar o atleta, que já é apoiado por Guaraná Antarctica. “Com essa parceria, reforçamos nosso comprometimento com o surfe, que transmite todo o conceito de Corona, que convida a galera a viver tudo que a natureza tem a oferecer”, afirma Fernanda Federico, gerente de marketing da Ambev.

Tirando onda 2
Atual líder do ranking do Campeonato Mundial de Surfe, Medina recebeu o apoio de seus patrocinadores nas redes sociais após sua vitória. Rip Curl, Audi e Guaraná Antarctica, entre outras, celebraram a vitória.

Super 1

Os amantes de basquete poderão acompanhar as partidas da Copa Super 8 até o dia 29 de dezembro. A competição integra os jogos dos oito principais times do Campeonato Brasileiro de Basquete (NBB). Com transmissões ao vivo na Band, BandSports, ESPN e Fox Sports, o torneio tem patrocínio máster da Caixa, Infraero, Avianca, Nike e Penalty.

Super 2
Entre as estrelas da competição, destaque para Leandrinho Barbosa, campeão da NBA com o Golden State Warriors na temporada 2014/2015. O jogador foi apresentado para a temporada 2019 ao Life Fitness Minas. O ala/armador enfrenta o Flamengo neste sábado (22). O campeão da Super 8 conquista uma vaga na Liga das Américas da temporada 2019.

Endorfina criativa

Eu encontrei o esporte em um momento de muito estresse profissional. Acabou virando um estilo de vida e ele tem me ensinado muito sobre como administrar as emoções de empreender. Hoje analiso tudo com a ótica do voo livre”.
Felipe Oliveira, CEO da Sciensa

*O propmark não se responsabiliza pelos comentários postados nas plataformas digitais. Qualquer comentário considerado ofensivo ou que falte com respeito a outras pessoas poderá ser retirado do ar sem prévio aviso.

Receba nossa newsletter

editora referência

O PROPMARK é uma publicação da Editora Referência.
Conheça também nossas outras marcas, prêmios e eventos.

Prêmios e Eventos

Publicações