A Seekr acaba de lançar o Relatório de Personas, uma ferramenta que utiliza a tecnologia do IBM Watson como base para a coleta de informações. A novidade traz um diagnóstico humanizado dos resultados, por meio da computação cognitiva, que faz com que os computadores analisem e tragam mais probabilidades, com base em evidências reais. A ferramenta está disponível para todos os assinantes da plataforma.

“Este modelo e diagnóstico, com a criação do relatório, é uma funcionalidade exclusiva da Seekr no Brasil, pois somos os primeiros a utilizar o poder computacional dos servidores IBM Bluemix somado à inteligência do IBM Watson”, comenta Ricardo Heidorn, CEO da Seekr. “É a Inteligência Artificial promovendo uma nova maneira de analisar o seu mercado e aprimorar suas estratégias, ativando os relatórios de engajamento da sua empresa e dos concorrentes”, finaliza.

O Watson é um sistema de perguntas e respostas desenvolvido pela IBM o processamento avançado de linguagem natural, recuperação de informação, representação de conhecimento, raciocínio automatizado e tecnologias de aprendizado de máquina. Já o conjunto de Relatórios de Engajamento dentro da plataforma Seekr mostra métricas de envolvimento do seu público e o crescimento da sua marca no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube. A união dessas tecnologias em um novo recurso permite que as empresas acompanhem e comparem indicadores, como interações do público com a concorrência; hashtags e palavras mais citadas nas publicações deles; o crescimento diário de perfis, páginas e canais em uma tabela organizada e o melhor horário para divulgar novidades sobre o nicho de mercado para manter a marca competitiva.

“Com os dados humanizados da plataforma da Seekr, a partir da utilização do IBM Watson, a empresa tem uma visão multicanal real da sua marca e do seu mercado, reunindo o máximo de informações para melhorar o engajamento com o seu público e suas estratégias digitais. Com dados tão complexos, a empresa pode alavancar o seu engajamento”, comenta Tiago Bueno, responsável pela área de Cloud Services da IBM.

A inclusão da aba de Personas já está disponível para os clientes da plataforma que podem utilizar a funcionalidade por meio da plataforma. A Seekr e a IBM acreditam na análise a partir da utilização de Inteligência artificial para alcançar o cenário mais perto da realidade, com um diagnóstico com base em dados compreendidos da linguagem natural, será uma nova forma de analisar, de forma mais humana, as informações sobre cada marca e empresa.