A segurança ainda é o quesito que mais preocupa os consumidores que usam o e-commerce. De acordo com levantamento feito pelo Ibope Conecta e divulgado pela MasterCard, a segurança do site é o item que impede a conclusão da compra para 56% dos entrevistados. O segundo aspecto mais importante é o tempo de espera do produto, com 22% dos respondentes. Em terceiro lugar, opções de pagamento (poucas ou não atrativas), com 15%, seguido do formulário para preenchimento das informações pessoais.

“O consumidor de hoje está muito mais exigente, tanto no que diz respeito à segurança quanto à conveniência. Se o prazo de entrega excede suas expectativas, isso afeta negativamente a percepção. O mesmo acontece quando a experiência no momento da compra não é satisfatória”, analisa Marcelo Theodoro, diretor-sênior e responsável pela área de produtos digitais da MasterCard para o Brasil e o Cone Sul.

Na percepção dos consumidores, segundo o estudo, alguns atributos oferecem mais segurança para que eles forneçam seus dados pessoais no momento do pagamento de uma compra online: certificações de segurança em primeiro lugar; a credibilidade do estabelecimento, em segundo; e as marcas das bandeiras de cartão e/ou carteiras digitais para pagamento, em terceiro.

Theodoro cita algumas alternativas criadas pela MasterCard para aumentar a confiança na hora de comprar via internet. Um desses exemplos é o MasterPass. “As empresas precisam construir produtos que possam dar mais segurança, além de precisarmos investir na educação do consumidor por meio de campanhas”. Os eletrônicos lideram entre as categorias mais adquiridas no meio online, com 77%. Em segundo lugar, vestuário (64%). Eletrodomésticos (60%), cosméticos (43%), viagem e turismo (35%) e brinquedos (34%) vêm em seguida. Apenas 27% da classe C consome turismo, percentual que revela potencial de consumo no Brasil, quando comparado às classes A/B.

Em relação à frequência de compra, 38% afirmam comprar uma vez por mês, 21% compram uma vez a cada dois meses, 9% compram uma vez por semana, 8% compram de duas a três vezes por semana e 24% compram com menor frequência que as citadas. Já em relação ao meio utilizado para a compra, o notebook é o principal, com 69% da preferência, seguido de desktop, com 52%, e smartphone, com 29%.
Os tablets representam 12%. Os jovens são os que mais preferem comprar pelo smartphone, com 42%. A pesquisa foi realizada em julho de 2015, com 1.012 internautas de todas as regiões do Brasil.