Skol (50%), Caixa (14%), Itaipava (6%), Brahma (6%) e Antarctica (6%) são as marcas mais mencionadas neste Carnaval nas redes sociais, blogs e sites de notícias.  Pesquisa da Edelman Significa também revela quais são os blocos mais falados, personalidades e hashtags mais mencionadas e os emojis mais usados.

O monitoramento das publicações e conversas online foi realizado no período entre 23 de janeiro e 20 de fevereiro de e se concentrou em cinco estados brasileiros e suas capitais: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Salvador (BA) e Recife (PE), além de Olinda (PE). 

“Se queremos criar vínculos genuínos e gerar diálogo entre pessoas e marcas, é preciso estar atento a todos fenômenos sociais e ouvir. O monitoramento de conversas online é uma forma de medir a temperatura em certos momentos e compreender a relevância dos assuntos, por isso escolhemos olhar o que este tema tem despertado nas pessoas”, diz Rodolfo Araújo, líder das áreas de Marca, Inteligência e Insights da agência.

Veja os destaques da pesquisa:

Blocos mais falados:

  • São Paulo: Bloco Avisa Lá foi o mais citado, com 15% das menções, seguido de Monobloco (14%) e Bloco Soviético (14%).
    Rio de Janeiro: Bloco da Preta (16%), Chora Me Liga (6%) e Simpatia é Quase Amor (4%).
    Belo Horizonte: Então, Brilha! (12%), Tchanzinho Zona Norte (7%) e São Miguel (6%).
    Salvador: Bloco Eva (14%), Bloco Crocodilo (13%) e Bloco Largadinho (11%).
    Recife e Olinda: Olinda Beer (16%), Bloco da Gia (14%) e Siri na Lata (13%).

    Personalidades mais citadas: Michel Temer (3.300 menções), João Doria (3.300), Preta Gil (1.300) e Lula (1.100).

    Principais Hashtags: #carnaval (32%), #carnaval2017 (23%), #carnavalderua (8%) e #bloquinho (5%)

    Os emojis mais usados se referem à comemoração, como serpentinas, corações, música e bebidas