Edson Giusti, jurado deste ano em PR no Cannes Lions, é jornalista e sócio de uma nova geração de agências da disciplina –  a Giusti Comunicação. A empresa nasceu como parte do grupo Loducca, ainda quando pertencia à rede Lowe (Interpublic), atualmente LDC e integrante do Grupo ABC. No júri do festival pela primeira vez, o profissional afirma que gosta de valorizar a ideia e buscar resultados para seus clientes. Veja abaixo os principais pontos da entrevista de Giusti ao PROPMARK.

Alê Oliveira

Social

PR tornou-se fundamental e indispensável. O Social Media trouxe o PR para o centro das decisões de estratégias de marketing. Governos e empresas já administram seus perfis em redes sociais alinhados com estratégias que contemplem e integrem todas as mídias. Essa integração é foco do trabalho de relações públicas. Outro fator foi a importância que a mídia espontânea ganhou nesse novo cenário. E ninguém melhor do que as agências de relações públicas para lidar com mídia espontânea.

Prêmios
O nosso papel sempre foi exclusivamente o de relacionamento com as mídias tradicionais. Éramos responsáveis apenas por assessoria de imprensa. PR é dialogo. E nós dialogávamos só com a imprensa. Ficamos especialistas em releases e gestão de crise. Tínhamos pouco espaço para criatividade. Quando isso acontecia, chamávamos de agenda positiva. Com o digital, abriu-se a oportunidade de fazer campanhas integradas. Passamos a dialogar com outros públicos. E começamos a criar campanhas completas, post, filmes, memes e transmissões de eventos pela web. Acabamos nos arriscando bem mais. Você pode esperar mais inscriçoes de agências de PR e mais prêmios. É uma questão de pouco tempo.

Criatividade
Ser criativo em PR é criar campanhas que gerem diálogo com a sociedade, percepção e resultados efetivos. E ajudem a criar reputação para clientes e suas marcas.

Eficiência
Eficiência sempre foi a grande dificuldade do PR no passado. Não havia uma régua, uma medida eficiente. Cada agência ou rede internacional criava a própria métrica. Na propaganda, sempre foi muito mais fácil. A régua era a mesma. Os resultados poderiam ser comprovados na audiência de TV, rádio e mídia impressa. E, principalmente, nos resultados de vendas do clientes. Reputação tem outro valuation. Reputação não se mede em audiência. Com as mídias sociais, passamos a competir e sermos avaliados com uma métrica tangível. Agora podemos mostrar nossos resultados e comparar com várias ferramentas que medem o engajamento de mensagens.

Cannes
Festival inspirador, de ideias. Aprende-se muito em Cannes. Participei tantas vezes como assessoria de imprensa para meus clientes. Ganhar um Leão sempre foi uma grande conquista. Agora me sinto renovado participando e inscrevendo peças. Queremos Leões também.

Júris
É minha primeira vez em Cannes. Mas já fui jurado no Fiap e no El Ojo. Valorizo muito a ideia. Precisa ter resultados claros. Mas criatividade é fundamental. Como jurado em Cannes, não acho que terei um desafio específico. Acho que será um grande prazer e um grande aprendizado.

Marcas
A área de PR não faz apenas campanhas que tenham um cunho social. Ela faz campanhas para grandes marcas que querem dialogar com os seus consumidores. Campanhas com resultados voltados para a marca. Querem valorizar mensagens e, assim, criar reputação. Veja o case de Always. (Like a Girl)

Desafio
Disputamos cada vez mais a atenção do consumidor, de nossa audiência, com milhares de mensagens. Só terá relevância num mundo cada vez mais mobile, cada vez mais digital, se você for realmente criativo em sua mensagem.

Trabalho
Primeiramente tenho de votar em centenas de cases online. São 10 horas por semana durante 30 dias antes. Isso é muito bom, pois temos tempo de ver os cases com profundidade. Essa é a verdadeira preparação. Pois os jurados chegam ao festival já conhecendo praticamente boa parte dos cases.