Chegando à sua 47ª edição, Super Bowl é o evento mais assistido da TV nos Estados Unidos

 

Dia 3 de fevereiro os olhos de boa parte dos norte-americanos estarão voltados para a tela da TV, sintonizada na CBS para assistir ao programa de maior audiência do país: O Super Bowl, a final do campeonato de futebol americano, que em 2013 chega à sua 47ª edição. Este ano o evento será realizado em Nova Orleans (Louisiana), cidade do time Saints e do grande estádio Mercedes-Benz Superdome, atingida por grande devastação há quatro anos com o furacão Katrina. A sede venceu as cidades de Glendale (Arizona) e Miami (Flórida), que concorreu para receber o evento pela décima primeira vez.

No ano passado, o Super Bowl foi realizado em Indianápolis. Para Nova Orleans será a décima vez em que evento passa por seu território, sendo que a última foi em 2002. O Superdome incorporou a marca Mercedes e passou por uma grande reforma em 2011.

A CBS anuncia que já vendeu todos os espaços publicitários para a transmissão na noite do dia 3. A emissora cobrou valores entre US$ 3,7 e US$ 4 milhões por comercial de 30 segundos, o que levou alguns anunciantes a optarem por não participar este ano, como a General Motors. Em coletiva de imprensa recente, o diretor da CBS Corp. Leslie Moonves, disse que ainda há, no entanto, espaço para anunciantes de última hora. Moonves confirmou que, em alguns casos, foi cobrado mais do que US$ 4 milhões, o que prova que apesar de tudo muitos anunciantes seguem elegendo o Super Bowl sua maior aposta anual na TV norte-americana — mais importante do que programas como “American Idol” (Fox), “The walking dead” (AMC) ou “Modern family” (ABC).

No ano passado (quando a transmissão foi feita pela NBC e, em 2011 (quando foi transmitido pela Fox), o Super Bowl teve cerca de 111 milhões de telespectadores. Entre as marcas que serão vistas nos intervalos do grande jogo do dia 3 estão veteranas como Audi of America, PepsiCo, Frito-Lay (PepsiCo), Samsung, Skechers, Coca-Cola, Toyota, Chrysler, Axe (Unilever), Volkswagen, Taco Bell (Yum Brands), Best Buy, Ford/Lincoln Motors, Hyundai, Mars/M&M, Mercedes-Benz, Mondelez/Oreo e Anheuser-Busch InBev. Algumas marcas menores que causaram grande furor em edições anteriores, como Cars.com, Century21, GoDaddy.com e as estreantes SodaStream (atendida pela Common) e Gildan Activewear (cliente da DeVito/Verdi) também terão suas marcas em destaque.

A Toyota anunciou que a estrela de seu comercial no Super Bowl será a atriz protagonista da série “Big Bang theory”, Kaley Cuoco. Já a Anheuser-Busch adiantou que sua aposta para o evento é a nova marca de maior percentual alcoólico, Budweiser Black Crown. Em outubro do ano passado, foi divulgado que a cantora Beyoncé seria a principal atração musical do evento.

*com informações do AdAge e do site do NFL