Trabalho usa o bom humor para incentivar a economia de águaO nível de água do Sistema Cantareira, que abastece a Grande São Paulo, chegou a 8,9% na semana passada. E a situação preocupa, pela falta de perspectiva de chuva e a possibilidade de um racionamento em uma futuro próximo.

Esse panorama tem gerado ações pontuais na mídia, afim de mostrar a importância de se economizar água. Caso da campanha criada pela Africa para a organização ambiental TNC (The Nature Conservancy), presente em 35 países.

O trabalho, intitulado #NaoChoveNaoLavo, usa o bom humor para incentivar a economia de água, apelando para o paulistano a deixar o carro sujo. Afinal, só na capital do estado a frota de automóveis ultrapassa o número de sete milhões de veículos.

A campanha mostra que lavar um carro consome, em média, 500 litros de água. Para limpar toda a frota paulistana, seriam necessários 3,5 bilhões de litros, o equivalente ao consumo mensal de 25 milhões de pessoas, considerando-se a média do paulistano em junho de 2014.

Anúncios nos jornais Metro e Destak e no portal UOL, nesta quinta-feira (18), marcam o início da veiculação do trabalho. Ainda como parte do lançamento, estão sendo entregues nos principais pontos da cidade, em parceria com os dois jornais de circulação gratuita, adesivos e um folheto explicativo convidando o paulistano a participar da ação. A campanha conta ainda com apoio do AquiPode, guia na internet que celebra e incentiva inclusão, acessibilidade e cidadania.

Em dezembro de 2013, o TNC lançou o Movimento Água para São Paulo, projeto que de segurança hídrica que se insere dentro da estratégia global da organização, e que visa conservar as áreas críticas para a produção de água e garantir o abastecimento na maior cidade do país. Entre os planos anunciados na ocasião, contemplando um período de dois anos, estavam o de levantar R$ 2,7 milhões para o projeto por meio de recursos públicos e privados

“Apesar do trabalho da TNC com segurança hídrica ter foco direto na chamada infraestrutura verde, que é algo de longo prazo, queremos que a campanha tenha o efeito imediato de fazer ecoar a importância de todos nos sensibilizarmos pelo uso racional e consciente da água”, comenta Marcelo Moura, diretor de marketing da TNC.