O anúncio de que a Toyota, maior fabricante de veículos do mundo, irá lançar empresas responsáveis pelo seu marketing global criou um clima de incerteza entre as agências de publicidade que atendem a montadora. O que não é de se estranhar, já que o anunciante investe mais de US$ 1 bilhão em publicidade em todo o mundo.
 
O comunicado foi divulgado pela Toyota em 28 de julho, detalhando o lançamento de duas novas empresas no mercado: uma para “tratar da comercialização no Japão” e uma outra para “realização de marketing global”.

A Toyota pretende manter entre 100 a 150 empregados em cada uma das empresas e capitalizar o negócio aplicando inicialmente mais de US$ 1 milhão em cada uma delas. A montadora ainda vai deliberar sobre os nomes que estarão à frente de cada uma das entidades. As empresas devem começar a operar em janeiro do próximo ano.

A mudança foi impulsionada pela vontade da Toyota de ter suas decisões na área de publicidade e marketing tomadas de forma mais centralizada e rápida. As novas empresas vão tratar de publicidade, promoção de vendas e da estratégia de marketing global, além de terem foco em questões relativas à comercialização em nível mundial e ajudar a criar uma mensagem unificada.

As informações são do Advertising Age, que ouviu vários executivos de agências que atendem a conta nos EUA. O “receio” que cerca o anúncio está na possibilidade de as novas empresas assumirem a criação de publicidade, atuando como uma “house” da Toyota. Entretanto não há no comunicado referência sobre o assunto, nem a citação de que haverá mudança na relação com as agências.

Entre as agências que trabalham com a montadora estão a Saatchi, Team One, ZenithOptimedia (todas do Publicis Groupe). No Brasil, a Toyota é um dos maiores clientes da Dentsu Latin America.

Nesta semana, a Toyota divulgou seu balanço do segundo trimestre do ano, no qual apresentou prejuízo líquido de US$ 821 milhões.