A Tucca (Associação para Criançaas e Adolescentes com Câncer) lança uma campanha em homenagem ao primeiro Dia Nacional de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma, tumor ocular originário das células da retina, que passa a ser celebrado anualmente no dia 18 de setembro.

A estratégia de divulgação, criada pela Lua Propaganda, tem como objetivo alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce deste tipo de câncer. Composta por filmes, anúncios e uma série de ações, a campanha também coloca em prática uma série de ações, entre elas o ato de apagar as luzes de monumentos públicos, como o relógio do Conjunto Nacional, em São Paulo, e o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, durante a noite do dia 18, como forma de chamar atenção para o problema da cegueira causada pelo retinoblastoma.

Um dos filmes, intitulado “Lágrima”, mostra detalhadamente uma lágrima escorrendo do olho de um adulto enquanto a locução narra a história de um pai que descobre que seu filho tem câncer de olho.  A peça se encerra com a mensagem: “Salve o olho de uma criança”.