Gabriel Nascimento e Alex Ferro / Rio 2016

Mesmo com todas as dúvidas a respeito da capacidade do Rio de Janeiro em sediar os Jogos Olímpicos, o evento foi um grande sucesso na TV e na internet em todos os cantos do mundo, de acordo com dados de nove países. A PEPPTV (Pan-European Platform for the Promotion of Television) informou que, embora as audiências de TV ao vivo para a abertura e o encerramento tenham sido menores do que nos Jogos Olímpicos de Londres por conta do fuso horário, milhões de pessoas assistiram a todas as horas das competições. A cerimônia de abertura, em particular, teve um share de audiência de 74-75% na Austrália e na Finlândia, e mais de 50% no Reino Unido e na Holanda. 

O Rio teve um sucesso online muito maior do que o de Londres, e isso foi impulsionado pelas audiências em países como Austrália, Canadá, Finlândia, França, Alemanha, Holanda, Espanha, Suécia e Reino Unido, que atingiram novos registros online. A cobertura da BBC Sports alcançou 102 milhões de usuários únicos no mundo, com 68 milhões apenas no Reino Unido. Este foi o maior sucesso dos serviços digitais da BBC Sports. Vídeos da France Télévision tiveram mais de 150 milhões visualizações em seus sites, aplicativos e plataformas externas, como Facebook, YouTube e Instagram. Isso representou seis vezes mais do que nos Jogos de Londres. A Holanda também registrou audiência online de 6,5 milhões de visitantes únicos nas plataformas da NPO, um crescimento de 27% em relação a Londres. 

Diferentes países estavam sintonizados em momentos diferentes, dependendo da competição que seus atletas estavam participando. Por exemplo, quando Andre de Grasse ganhou a medalha de prata nos 200 metros, ele estava sendo assistido por 7,2 milhões de canadenses, enquanto o jogo de futebol entre Brasil e Alemanha atraiu 8,3 milhões de alemães.  

“Os Jogos Olímpicos Rio 2016 mais uma vez provou o poder na TV ao vivo e a sua capacidade de unir as pessoas”, observou Katty Roberfroid, diretor geral da EGTA, a  Association of Television and Radio Sales Houses. “Os Jogos evidentemente provam que os eventos ao vivo e, especialmente, eventos esportivos, são o maior trunfo das emissoras de TV. Isso é o que faz a TV ser tão relevante, tão atraente para grandes audiências. Não há meio alternativo que atinja a uma grande multidão como a televisão faz”, acrescentou. 

Os dados provenientes de PEPPTV; conteúdo adicionado pela equipe Warc