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Um coração animado, que ‘explode de alegria’ quando é clicado, tomou o lugar da icônica estrela que marcava como favoritas as publicações do Twitter, conhecida como fav. E as justificativas foram, entre outras, porque ‘você pode gostar de muitas coisas, mas nem tudo pode ser um favorito’, disse a rede em um comunicado. E o coração, segundo o microblog, é universal, sendo ‘mais expressivo, permitindo mostrar um número maior de emoções’.

A mudança aconteceu simultaneamente no Twitter e no Vine na última terça-feira (3), e o novo símbolo, segundo a rede, ecoa através das línguas, culturas e fusos horários. O coração permite transmitir uma gama de emoções e descobrir o que as pessoas adoram. O formato já é utilizado no Periscope.

Basicamente, o botão passa a ter o mesmo significado de ‘curtir’ já utilizado pelo Facebook. O coração também é popular com a mesma função no Instagram. Vitor Horvath, diretor de planejamento da Agência Firma, acredita que a mudança tem como principal objetivo aproximar-se de um comportamento comum dos usuários atualmente, o curtir. “Apesar de representar uma ação mais “universal” do que favoritar, vejo que com o curtir o objetivo do Twitter é coletar informações mais profundas sobre o gosto dos seus usuários, e assim direcionar melhor os seus anúncios”. 

E as comparações entre as redes, segundo Antonio Mafra, sócio-fundador da Cyrk, são inevitáveis, caminhando, talvez, para uma padronização dos símbolos nas redes sociais. “Fica parecendo cópia se olhar de forma imediata, porque ainda não experimentaram a novidade de fato. Mas a verdade é que as pessoas, cada vez mais, podem se expressar da forma como se sentir à vontade”.

Apesar de ser muito recente, pois a mudança aconteceu na última terça-feira (3), ainda não foi sentida uma grande diferença em termos de engajamento, comenta o sócio-fundador da Cyrk. No entanto, as expectativas são positivas. “Se o Twitter tiver alguma mudança em termos de algoritmos vai ser bacana, porque as marcas poderão saber se os seguidores estão curtindo, além de engajar maior número de pessoas”.

Com a estrela, nem sempre o clique era sinônimo de aprovação. Ela poderia significar ‘ler mais tarde’, sinalizar como lida, incluir nos favoritos, entre outros significados. Uma pesquisa do The Washington Post, em 2014, mostrou que fav não significava a mesma coisa para todos os usuários.

“Muitas pessoas podiam favoritar algo para ler depois ou para mostrar um feedback positivo sem retweetar. Gostar de algo carrega muita informação. Entendo que, para as marcas, isso representa um input importante no feedback de suas campanhas e de sua estratégia de conteúdo. No entanto, acredito que essa mudança precisará de um tempo de adaptação dos usuários”, expõe Horvath.

 A democratização do Twitter é uma das características apontadas por Mafra como destaques da rede. Nele, usuários comuns, personalidades, marcas, entre outros perfis, são iguais, disputando um espaço de informação relevante de forma igual. “O Twitter fez um retrabalho no Brasil depois do surgimento do Facebook, reforçando sua conversa real time, não favorecida pelo ‘concorrente’. Ele foi responsável por popularizar as hashtags, que chegaram às outras redes”.

Além disso, Mafra afirma que a plataforma se tornou uma espécie de SAC das marcas, por ser um canal rápido e próximo dos clientes. O engajamento, segundo ele, vai evoluir ainda mais e um desses passos foi a inserção do coração. “A plataforma do Twitter está cada vez melhor, com ferramentas e formatos que conseguem enriquecer as estratégias das marcas. O microblog está bem além dos 140 caracteres para as empresas”.

Por outro lado, Horvath vê um lado negativo da mudança. “O crescimento expressivo de redes como o Instagram e o Facebook, ambos adeptos do “curtir”, certamente influenciou essa mudança do Twitter. Mas vejo que isso pode ameaçar algumas das características únicas que a rede de microblog desenvolveu ao longo dos anos”, opina.

Os corações estão disponíveis no Twitter para iOS e Android, twitter.com, TweetDeck, Twitter para Windows 10, e em tweets através da internet, bem como sobre o aplicativo e site Vine Android. Em breve estará na videira para iOS e Twitter para Mac.