Keith Weed (foto), o CMO de um dos maiores anunciantes do mundo, a Unilever, anunciou no Cannes Lions que a empresa exige maior transparência por parte dos influenciadores digitais para combater a fraude no ecossistema digital e criar melhores experiências para os consumidores, além de melhorar a capacidade das marcas de medir o impacto de suas ações. Diante disso, a empresa anunciou três compromissos: não trabalhar com influenciadores compram seguidores, jamais permitir que suas marcas comprem seguidores e priorizar parceiros que sejam transparentes e ajudem a combater as más práticas em todo o ecossistema 

 

Weed  já havia anunciado, em fevereiro passado, não mais trabalhar com plataformas que incitam o ódio, espalhem preconceito ou deixem de proteger as crianças, valorizando  plataformas responsáveis ​​que criem um impacto positivo na sociedade.

Durante este Cannes Lions, Keith Weed está convocando a formação de um grupo – que inclui a Federação Mundial de Anunciantes, o Instagram e Richard Edelman – para liderar ações na indústria que ampliem a confiança, a transparência e a integridade no espaço dos influenciadores digitais.

“Em fevereiro, eu disse que precisávamos reconstruir a confiança em nossos ecossistemas digitais e na sociedade em geral. Uma das maneiras de fazer isso é aumentar a integridade e a transparência no espaço do influenciador. Precisamos resolver isso através de conteúdo responsável, plataformas responsáveis ​​e infraestrutura responsável. Na Unilever, acreditamos que os influenciadores são uma maneira importante de atingir os consumidores e expandir nossas marcas. Seu poder vem de uma conexão profunda, autêntica e direta com as pessoas, mas certas práticas como comprar seguidores podem facilmente prejudicar essas relações.”, disse Weed.