Depois de passar seis anos investindo em conteúdo e na sustentação da rede de parceiros e usuários, o portal Universia agora pretende atrair anunciantes e  fortalecer a venda de produtos.

O objetivo é atingir a meta estipulada pelo Grupo Santander, que é a de se tornar uma empresa autossustentável até 2010. Hoje, o portal já garante 70% de resultado sobre o custo da empresa. O restante é financiado pelo Santander. Quando o projeto foi iniciado, em 2002, o faturamento da Universia representava apenas 17% de seus gastos.

Para que a empresa passe a não dar mais prejuízo até o próximo ano, o portal está investindo na área comercial para atrair anunciantes (em 2008, apenas 10% do faturamento do portal veio de publicidade) e na divulgação de seus produtos ao mercado.

Segundo o diretor comercial do Universia Brasil, José Maurício Pires, a previsão é que a campanha publicitária seja veiculada a partir de abril. A agência responsável pelo desenvolvimento da ação ainda não está definida, mas será uma das três que atendem ao Santander: McCann Erickson, Talent  e Lew Lara/TBWA.

A diretora geral do Universia Brasil, Alina Correa, explica que o forte do portal são as áreas de pesquisa universitária – que criou um forte elo entre as  1.100 instituições de ensino superior na América Latina e Península Ibérica que compõem a rede -, as informações de vagas de emprego e bolsa de estudo, além dos cursos de ensino a distância. “Também iniciamos há um ano um trabalho de parceria com o Santander, para seleção de funcionários para o grupo. A ideia é transformar essa ferramenta em mais um produto, que devemos passar a oferecer ao mercado em março deste ano”, declara, dizendo que conversas com a IBM já foram iniciadas sobre esse aspecto.  

Outra ambição do Universia é reverter o quadro acionário do portal. Hoje 70% das ações são controladas pelo Santander e 30% por universidades. O objetivo é ampliar a participação das instituições de ensino superior no controle acionário. 
 
Hoje o público do Universia é composto 1,2 milhões de usuários único/mês e 2,4 milhões cadastrados no portal (Fonte: Nielsen//NetRatings). Desses, 57% são universitários, 21% pós-universitários, 17% pré-universitários, 4% docentes e 1% gestores. A rede de cooperação universitária atua em 15 países: Espanha, Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru, Porto Rico, Portugal, Venezuela, Uruguai, Andorra, Panamá, Paraguai e República Dominicana. No Brasil, o portal tem parceria com 257 universidades.
 
por Daniela Dahrouge