Será lançado, na próxima terça-feira (13), no Rio de Janeiro, o Congresso Brasileiro da Indústria da Comunicação, com o objetivo de buscar representatividade nacional para o maior evento do setor. O V Congresso, que será realizado no espaço WTC em São Paulo entre 28 e 30 de maio, será aberto com palestra do Arcebispo sul-africano Desmond Tutu, prêmio Nobel da Paz de 1984.

Luiz Lara, presidente da Abap (Associação Brasileira de Agências de Publicidade), diz que o maior mérito do congresso será reunir, pela primeira vez na história, 37 entidades em um evento que discutirá todas as disciplinas da comunicação. “Se após o I Congresso tivemos o IVC (Instituto Verificador de Circulação), após o III Congresso o surgimento do Conar (Conselho de Autorregulamentação Publciitária), após o IV Congresso, a Lei 12232, a formação da Frente Parlamentar de Comunicação e o lançamento dos Indicadores de Sustentabilidade de Comunicação, agora o grande desafio é evoluirmos na governança de toda a indústria integrando todas as entidades de comunicação do ForCom (Fórum Permanente da Indústria da Comunicação)”, afirma o presidente.

Desde a semana passada, Lara iniciou os convites aos líderes que deverão presidir os 13 painéis previstos no Congresso. Entre os temas estão abordagens complexas como os novos formatos de mídia na era do marketing da experiência, a privacidade dos consumidores versus a customização crescente da comunicação, as oportunidades trazidas pela realização de grandes eventos no Brasil, a integração das novas plataformas de mídia, a formação do profissional de comunicação do futuro, o papel social da comunicação como indutora do desenvolvimento econômico e social, a Marca Brasil e o crescimento de empresas brasileiras em novos mercados. Permanece entre os destaques a Liberdade de Expressão Comercial, foco do IV Congresso. “Evoluímos muito do IV Congresso para cá na defesa da liberdade de expressão comercial. A partir do IV Congresso foi criada a Frente Parlamentar de Comunicação, coordenada pelo Deputado Milton Monti, que reúne mais de 150 deputados. Desde então temos debatido, de forma democrática, cada Projeto de Lei sobre propaganda apresentado no Congresso Nacional.”, diz Lara.

Depois do Rio de Janeiro, a agenda dos road shows segue para Belo Horizonte, em 15 de março; Curitiba, no dia 20; Florianópolis, no dia 21; Porto Alegre, no dia 22; Salvador, no dia 27; Fortaleza, no dia 28; 10 de abril em Brasília e 11 de abril em Goiânia. A data de São Paulo ainda será definida.