A concorrência que está sendo realizada pela Vale, uma das maiores mineradoras do mundo, para escolha de agência de publicidade, entrou em uma segunda fase e não em sua etapa final, como informam erroneamente notas publicadas nesta semana pelo propmark. Na última quarta-feira (19), circularam informações no mercado sobre um possível número de três agências finalistas, que estariam na disputa pela conta do anunciante, atualmente atendida pela Africa. Mas, conforme novas apurações do propmark, o anunciante teria enviado comunicado a um grupo de oito agências informando que elas irão participar de uma segunda fase do processo de concorrência. Pelo informe, as agências estão convidadas a comparecer no Auditório da Vale, no Rio de Janeiro, no próximo dia 8, para receber um brefing.

O propmark apurou os nomes de sete das oito agências que teriam recebido o e-mail: Africa, DPZ, Euro RSCG, JWT, Lew’LaraTBWA, Giovanni+Draftfcb e Publicis. Segundo fontes, a conta tem valor estimado em até R$ 100 milhões anuais a partir de 2012.

O processo de concorrência da Vale teve início em meados de setembro, quando a empresa convidou 16 agências para “apresentação de credenciais”. A definição de finalistas deverá ser feita após a análise dos projetos desenolvidos a partir do briefing.

por Marcello Queiroz