A Globo promoveu, no segundo semestre de 2015, o Verdejando, iniciativa em parceria com a prefeitura de São Paulo, que mobilizou a população em torno da conscientização ambiental e a escassez de áreas verdes na cidade. Alunos de três universidades foram convidados a propor soluções para regiões em situação de grande degradação ambiental na capital paulista. A atividade também contou com oficinas, mutirões de plantio e uma série de reportagens especiais.

Divulgação

De setembro a dezembro, alunos de Arquitetura e Urbanismo da FAU-USP, Escola da Cidade e Universidade Mackenzie participaram do Desafio Verdejando, com visitas e desenvolvimento de projetos que, se aplicados, teriam grande impacto. Os alunos da Universidade Mackenzie apresentaram uma solução de despoluição do córrego Tiquatira, através de um processo chamado fitodepuração, em que o verde limpa o meio ambiente. O projeto ainda prevê a criação de uma grande área de lazer e uma praia no local.

Os universitários da USP se concentraram em uma área muito querida dos paulistanos: o Mercadão Municipal – hoje, carente de áreas verdes. A ideia é promover plantio de árvores, preservando a arquitetura do prédio, despoluir o rio Tamanduateí e criar uma grande área de lazer. Já a Escola da Cidade, através de conversas e vivência com os líderes comunitários de Campo Limpo, desenvolveram uma proposta para tratar o verde no sentido ambiental e social na região. O projeto dos alunos é constituído por três pontos fundamentais: uma horta, uma praça e um lago, que atendem uma mesma área e faz desses pontos lugares estratégicos para a qualificação urbana do bairro.