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Desde quarta-feira passada, o brasileiro Marco Versolato é Chief Creative Officer e Diretor Executivo de Criação Global da marca Lux, da Unilever, na J. Walter Thompson, em Cingapura. Versolato deixou a vice-presidência de criação da DM9DDB em novembro do ano passado e conta ao PROPMARK como foi tomar a decisão de trabalhar no mercado asiático.

Por que Cingapura?
Na verdade eu escolhi o desafio e antes de escolher o país. Poder trabalhar globalmente uma marca tão icônica com LUX foi uma coisa que fez a diferença na minha decisão e ainda mais ter a oportunidade de liderar criativamente uma agência fora do Brasil é o desafio que eu estava procurando. Conheci o Matt Eastwood (Global CCO da JWT) quando éramos do Global Creative Council da DDB, e sempre admiramos o trabalho um do outro, além do que ele é uma pessoal com boas ambições criativas dentro da rede JWT. Não imaginava que uma oportunidade como essa iria aparecer, literalmente, do outro lado do mundo, mas depois que vim conhecer e pesquisei mais sobre Cingapura (o correto é Cingapura ou Singapore em inglês) me encantei com o lugar. Tenho família e filhos pequenos, aqui é verão o ano todo, é o lugar mais seguro do mundo e com as melhores escolas do mundo. Um lugar moderno e com uma diversidade cultural que só vi em NY e Londres. Para minha família é um ótimo lugar, para minha carreira é excepcional já que vou poder agregar em minha bagagem um grande conhecimento do mercado asiático.

Qual será seu desafio na agência?
É o desafio de toda agência hoje em dia. Evoluir na qualidade criativa, ganhar relevância estratégica junto com os clientes, focar em inovação e digital de um jeito mais integrado e tão necessário, entender e melhorar processos para ter um ambiente favorável para engajar a equipe, e focar nas metas tanto de negócios como de visibilidade da agência.

Como foram os contatos para contratação?
Foram mais de 5 meses de muitos calls, entrevistas, reuniões. Foi um processo muito sério e profissional. Iniciou-se através da Recruiter da JWT em NY, depois muitos contatos com as pessoas-chave com quem eu iria trabalhar, muitas referências e ligações para ex-colegas, ex-parceiros, ex-clientes e ex-chefes. Depois de tudo isso, fui até Londres conhecer o parceiro de negócios e a cliente global, e logo depois vim para Cingapura para conhecer a agência e a equipe.

Como lidar com as diferenças culturais, a língua, os contrastes?
Uma das coisas que me atraiu foi exatamente isso. Sempre acreditei que a criatividade floresce na diversidade. É quando você mistura diferentes skills, diferentes culturas, repertórios e com diferentes padrões estéticos, que realmente você tem recursos para fazer o NOVO. Cingapura é o lugar ideal para isso acontecer. Para você tem uma ideia, ando pelo corredor da agência e na equipe há cingapureanos, filipinos, franceses, ingleses, australianos, indianos, brasileiros, americanos e até uma pessoa da Letônia. É incrível. A língua oficial aqui é o inglês, mas para muitos é a segunda língua. Isso ajuda porque não há uma exigência tão grande em se falar perfeitamente.

Com que marcas você irá trabalhar?
Tenho uma dupla função aqui. Primeiramente sou o Global Executive Creative Director de LUX. Ou seja, daqui criarei as campanhas globais da marca, assim como interagir com as agências locais para direcionar toda a comunicação da marca. Outra função é a de Chief Creative Officer da agência, que tem importantes clientes locais e globais também como Friso, Nikon and Johnson & Johnson.

Quais foram suas primeiras impressões?
Vou falar pelo meu primeiro dia aqui de trabalho ainda sobre o efeito do JetLeg (cheguei na terça à tarde depois de 30 horas de viagem e comecei a trabalhar na quarta pela manhã, a diferença de fuso é de 11 horas). Aqui é um ambiente mais silencioso, no Brasil somos muito barulhentos. Fui muito bem recebido: aqui por ser um país onde mais ou menos 40% da população é expatriado, não senti rejeição. O país está preparado para isso. Aqui é quente e úmido, o que dá uma sensação térmica maior. Tudo aqui é limpo e organizado. Transporte público é excelente.