Adobe Stock

Os vídeos online estão cada vez mais sendo reconhecidos como um formato de construção de marca. Eles são essenciais para a medição de KPI, assim como a consciência e intenção de compra dos consumidores, longe da simples conta de cliques, de acordo com uma nova pesquisa.

O relatório “Attitudes to Digital Video Advertising”, do IAB Europe, baseou a pesquisa em mais de 650 anunciantes, agências e veículos de 31 mercados, com o objetivo de ressaltar a adoção e o desenvolvimento do vídeo online e métodos de negociação.

O estudo mostrou que quase todas as partes interessadas estão agora implantando algum tipo de estratégia publicitária de vídeo digital, com mais de 90% dos anunciantes, agências de mídia e editores que afirmam utilizar o canal.

Grande parte do seu investimento vai atualmente para o desktop: 27% dos anunciantes, por exemplo, disseram que mais de dois terços dos seus gastos com anúncios em vídeos digitais são atribuídos para desktop, mas a expectativa é que os investimentos mudem rapidamente para o mobile, pois os anunciantes pretendem alcançar suas audiências nos momentos mais relevantes nos celulares.

Mais de três quartos dos anunciantes (78%) e agências (85%) têm como objetivo elevar a notoriedade da marca, por exemplo, enquanto dois terços de ambos os grupos usaram o KPI como uma métrica eficiente para avaliar campanhas. Veículos, no entanto, eram mais propensos a ainda depender de cliques.

O relatório observou também que o planejamento multitela é amplamente praticado, com 82% dos anunciantes e 88% das agências que querem planejar campanhas de vídeo digitais em conjunto com a propaganda de TV.

Um fator que impede o desenvolvimento mais rápido do mercado, no entanto, é que a demanda de vídeo digital atualmente excede a oferta. A maioria dos editores estão investindo em vídeos digitais, segundo o estudo, mas isso representa apenas uma pequena proporção do seu inventário total do inventário digital.