Pesquisa inédita da nova/sb mostra que o WhatsApp lidera o ranking de assuntos mais populares entre os brasileiros em 2015, sendo a primeira opção de uso de aplicativo para comunicação. Dos quase 7.500 entrevistados, 73% admite que o utiliza o dia todo. O motivo é a rapidez na comunicação (33%), a economia na conta do celular (19%) e facilidade de falar com várias pessoas ao mesmo tempo (17%). Além de serem usuários frequentes do WhatApp, 79% dos brasileiros recomendam o uso para amigos e familiares.

“Os brasileiros já mostraram ao mundo que são apaixonados por se comunicar e compartilhar experiências, vide a nossa liderança em várias redes sociais. E o WhatsApp não é mais apenas um aplicativo, tornou-se quase um serviço essencial para facilitar a vida nas cidades. Portanto, a decisão de bloquear o WhatsApp só poderia dar nisso, mais gente falando sobre o aplicativo. Hoje ele faz parte da vida do brasileiro, popularizou-se e integrou as relações sociais também no trabalho. Além disso, o consumidor do país está mais atento às possibilidades de economia, sobretudo em momento de crise. Ou seja, ninguém quer abrir mão do direito conquistado de falar com mais gente de forma quase gratuita”, destaca Bob Vieira da Costa, sócio-fundador da nova/sb.

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Para essa pesquisa, o índice Popsynergy da nova/sb teve fases qualitativas, com grupos focais, e depois quantitativas em entrevistas online com pessoas acima de 18 anos, moradoras das cinco regiões do país.

Depois do WhatsApp, em segundo lugar entre os temas mais populares medidos pelo índice popsynergy estão os aplicativos de táxi e depois o Waze (em terceiro.). Em um ano de crise econômica, o brasileiro também se interessou por assuntos que estão diretamente relacionados a estratégias de consumo: compras de mês (quarto), pontos/milhas (quinto), comércio por dispositivos móveis (sexto) e comparadores de preços (oitavo).

“Em parceria com uma equipe de acadêmicos internacionais e o instituto Ilumeo, criamos uma metodologia de direcionamento de marketing. Estes achados através de estatísticas conferem um caráter científico, e não mais empírico ou intuitivo, para a tomada de decisões. Agora os números demonstram para a gente como pensam os brasileiros e quais são as tendências”, explica Sérgio Silva, diretor de planejamento da nova/sb e professor de graduação e pós-graduação na FAAP e ESPM, em São Paulo.

Confira abaixo o ranking completo do índice Popsynergy:

1.       Whatsapp

2.       Aplicativo de táxi

3.       Waze

4.       Compras de Mês

5.       Pontos / milhas

6.       Comércio por dispositivos móveis

7.       Combate à Homofobia

8.       Comparadores de Preços

9.       Ciclofaixas

10.   Faixas Exclusivas

11.   Marcas Próprias

12.   Educação Formal

13.   Consumo de álcool por menores de idade

14.   Crédito em Banco

15.   Descriminalização da maconha

16.   Ampliação de rodízio de carro

17.   Pedágio urbano

18.   Economia de água