O WPP quer fazer da United Continental seu próximo cliente com uma agência exclusiva, afirmam executivos próximos do assunto. “Temos conversado com várias partes, mas nada foi finalizado”, disse uma fonte da companhia aérea. A United entrou em contato com executivos de empresas do WPP, como Wunderman, KBM, (dados), MEC (compra de mídia), Landor (consultoria de marca) e Kantar (pesquisa) para possivelmente definir uma equipe que a atenderia com exclusividade. As fontes, porém, afirmaram que nada seria decidido até o início de 2014.

A companhia aérea realizou sua última concorrência há dois anos, após a fusão entre United e Continental. Como resultado, escolheu como parceiras McGarryBowen, da Dentu, e a independente Horizon. Recentemente, a United indicou que tentaria uma redução de custos de US$ 2 bilhões.

Não está claro se as negociações com o WPP estão relacionadas a essa iniciativa, mas a companhia não é conhecida por investir grandes quantias em mídia – segundo a Kantar, gastou US$ 60 milhões em mídia doméstica em 2012 e, entre janeiro e setembro deste ano, US$ 33,6 milhões.

O modelo de agência exclusiva é uma das apostas do WPP. Nos últimos dois anos, ele foi responsável por levar ao grupo clientes como GlaxoSmithKline, Chanel, Samsung, Bank of America e Huawei.

*com informações do AdAge