O aplicativo de mobilidade urbana individual, Yellow, colocou nas ruas de São Paulo mil novas bicicletas no sistema dockless (sem estação para retirada e devolução) e oferece bonificação para os usuários que estacionarem os veículos em locais identificados pelo aplicativo. A ação tem o objetivo de contribuir para a melhora da mobilidade na região da Marginal Pinheiros, onde um dos viadutos cedeu no dia 15 de novembro e precisou ser interditado. O trecho é parte da via expressa da Marginal, uma das mais movimentadas de São Paulo.

As bicicletas extras já estão circulando e a gratuidade das corridas de até 30 minutos vale para todos os usuários que as estacionarem nas proximidades das estações de metrô/trem Butantã, Imperatriz Leopoldina, Granja Julieta, Pinheiros e Santo Amaro – identificadas no app. A ideia é manter essas áreas, que são algumas das mais afetadas pela interdição, bem abastecidas de bikes. A ação segue, pelo menos, até o fim de novembro, podendo ser estendida.

Na tentativa de amenizar os efeitos desse incidente, a Yellow também expandiu a área de atuação das suas patinetes. Antes restrita à Vila Olímpia, ela triplicou e abrange agora trechos dos bairros Brooklin, Chácara Santo Antonio, Pinheiros, Cidade Monções e Vila Madalena.

A Yellow é primeira empresa de compartilhamento de bicicletas sem estações do Brasil e iniciou suas operações em São Paulo há pouco mais de três meses. A empresa também planeja sua atuação em novas cidades brasileiras. Até o final de 2018, novos municípios do país devem receber o serviço.