Divulgação

O artista plástico e publicitário José Zaragoza (o Z da DPZ) abre em agosto uma nova exposição com o tema sobre Olimpíadas. A mostra terá cerca de 30 trabalhos, obras inéditas da série ‘Olympics’, pintadas ao longo de mais de um ano. As pinturas retratam boa parte dos esportes, dos saltos ornamentais ao futebol, da natação à esgrima, passando pelo hipismo e levantamento de peso. 

‘Olympics’ reflete a emoção das disputas por medalhas, o desempenho e os limites dos atletas. O universo dos esportes sempre foi uma temática importante na obra de Zaragoza. Em 2002 ele lançou ao mercado a sua primeira série dedicada ao esporte, quando junto com Zico ajudou a promover o esporte na Ásia, durante a Copa do Mundo no Japão. Depois, em 2008, ele lançou o livro “Zaragoza, Olimpíadas e Futebol Arte” e em 2014 fez a exposição ‘Futebol Arte’, tratando apenas de futebol.

Divulgação

“Retratar o esporte, passou a ser para mim uma grande fonte de inspiração. Era quase uma obrigação diante da paixão dos brasileiros pelos esportes, sobretudo o futebol, e isso se tornou mais forte, parte de mim, nos anos 2000”. Em ‘Olympics’, Zaragoza pinta lances do futebol, homenageia craques, retrata o judô, a natação, o arco e flecha.

“Tudo é muito colorido, dinâmico e movimentado. Quando eu era jovem gostava muito de futebol. Cheguei a jogar. Era péssimo, mas, claro, um peladeiro. Amo as coisas dos esportes, das cores, dos movimentos, da estética atlética, das disputas, dos corpos que se entrelaçam”, conta Zaragoza.

Divulgação

 

Radicado no Brasil desde 1952, o artista plástico e designer espanhol José Zaragoza dedicou sua vida à publicidade, mas nunca deixou de pintar, tendo feito inúmeras exposições no Brasil e no exterior. Natural de Alicante, na Espanha, José Zaragoza, 82 anos, adotou o Brasil como seu país. Fundou, em 1968, ao lado de Francesc Petit e Roberto Duailibi, a  lendária DPZ, ícone da propaganda brasileira.

Divulgação

‘Olympics’ será promovida na Canvas Galeria de Arte, em São Paulo. A mostra será aberta  para convidados no dia 2 de agosto e ao público em geral, no dia 3, e fica em cartaz até 19 de agosto.