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Há cinco anos no mercado brasileiro, a holandesa ZoominTV, especialista na produção de vídeos online, distribuídos em 80 canais de mídia mantidos sob contratos de exclusividade, como Yahoo!, MSN, SBT, R7, UOL e o Guia da Semana, do RBS, contabiliza 260 milhões de views mensais. O volume tem endosso do VCE (Validated Campaign Essentials), do ComScore, e do DAR (Digital Ad Ratings), do Nielsen, que combinam audiência com índice de afinidades mais alcance, frequência, TRP (Target Rating Points) e GRP (Gross Rating Points).

Não é uma agência de notícias, como enfatiza o executivo Paulo Leal, diretor-geral do grupo no país, mas uma espécie de Vevo da notícia, nas suas palavras. Os vídeo-repórteres buscam notícias nas áreas de esportes, artes, espetáculos, comportamento, política, economia, celebridades etc. Leal lembra que as primeiras imagens capturadas após a queda forçada do avião da Gernamwings nos alpes franceses no ano passado foram feitas por uma equipe que estava no local para uma outra cobertura. Desviaram a atenção da pauta original e se concentraram no fato que chocou o mundo.

A remuneração da empresa é com publicidade e a comercialização é própria. Os veículos recebem percentual dos R$ 70 mil para um flight de um mês. Para ter acesso aos conteúdos os interessados têm de assistir aos comerciais programados para a abertura e, também, no pós roll. “Como a ZoominTV é produtora e distribuidora de conteúdo em vídeo online, não colocamos skip nos filmes de 30 segundos. Acima de um minuto recomendamos ao anunciante o recurso. Outro ponto relevante é que estamos com mais de 80 anunciantes importantes por mês, como o Banco Original, e crescemos 86% no primeiro semestre deste ano”, diz Leal, que acaba de firmar acordo com influenciadores como Cátia Fonseca, Drauzio Varella e Maurício Meirelles. “Eles endossam as campanhas e agregamos as suas audiências o que é bom para os anunciantes”.