Com patrocínios e outras atividades, negócio supera os R$ 3,5 bilhões

Após a sanção do PL 14.790 no apagar das luzes de 2023, que reconhece a legalidade das bets, empresas de apostas eletrônicas no mercado brasileiro, o Conar (Código Nacional de Autorregulamentação Publicitária) se apressou em fazer curadoria de parâmetros para o segmento que contabilizou faturamento de R$ 120 bilhões.

Para a DataHub, o crescimento foi de 360% em dois anos e 230 novas empresas se instalaram no país desde 2021. Na avaliação feita pela Tunad, empresa especializada em inteligência de mídia, em 2023 foram veiculados 88 mil anúncios nos mais diversos canais.

A publicidade ajudou a sedimentar esse negócio cujo acesso está na palma da mão por meio de smartphones. O volume de acessos no Brasil, o país líder, foi de R$ 3,19 bilhões no ano passado. Entre compra de mídia, naming rights, patrocínios em camisas de clubes de futebol, promoções e ações com atletas, o valor pode chegar a R$ 3,5 bi, como informou Antonia Souza, do portal Exame.

Mídia
“Das dez marcas que mais anunciaram em TV no 3º trimestre de 2023, as três que mais se destacaram no período foram Sportingbet, com mais de 8 mil anúncios; Betano, com mais de 6 mil; e Bodog, com mais de 2 mil. Também participaram as marcas EstrelaBet, com 2.011 inserções; Betfair.net (1.792); Esportes da Sorte (1.547); Cartola Pro (1.237); Betsul (1.059); Betnacional (1.007) e Pokestars, com 639 veiculações”, detalha a Tunad.

O COO da Tunad, o executivo Ricardo Monteiro, elogia os marcos legais. “É importante ter uma normatização para que o setor possa crescer e atuar com segurança tanto ao usuário como às próprias empresas de Bet”.

Ricardo Monteiro é COO da Tunad, que tem sistema próprio de monitoramento de comercias via audio-matching (Divulgação)

A Betano, segundo a Tunad, é o maior anunciante do trade. A marca investiu R$ 47,088 milhões no último trimestre de 2023 em compra de mídia no universo da pesquisa da empresa. Seguida da Betnacional, com R$ 21,380 milhões; Esportes da Sorte, com R$ 17,565 milhões; Sportingbet (novo cliente da DPZ), com R$ 12,254 milhões; EstrelaBet, com R$ 11,505 milhões; e BetSul, com R$ 9,839 milhões.

De acordo com o Ibope Monitor, que o propmark teve acesso, o meio TV (aberta) concentrou 44% das verbas das Bets, com R$ 921,188 milhões em 2023. O total investido em mídia foi superior a R$ 2,071 bi.