País encerrou os três dias do festival com quatro Gran Ojos, 19 Ouros, 31 Pratas e 53 Bronzes

O Brasil encerrou a sua participação na 26ª edição do Festival El Ojo de Iberoamérica 2023 totalizando 106 prêmios, sendo eles quatro Gran Ojos, 19 Ouros, 31 Pratas e 53 Bronzes. Nessa quinta-feira (16), último dia do festival, o país foi premiado com um Gran Ojo, sete Ouros, três Pratas e 18 Bronzes, totalizando 29 troféus que se somaram aos 52 recebidos nesta quarta-feira (15) e aos 26 entregues na terça-feira (14).

A Africa Creatives foi consagrada como a agência brasileira mais premiadas do festival, totalizando 48 troféus distribuídos em dois Gran Ojos, 10 Ouros, 12 Pratas, 24 Bronzes neste ano. Além disso, a agência também foi reconhecida como Agência do Ano e Sergio Gordilho, sócio, copresidente e CCO da Africa Creative, recebeu o prêmio de Melhor Criativo do Ano.

"Não é fácil se destacar em um festival ibero-americano que tem concorrendo AlmapBBDO, GUT São Paulo, VMLY&R, BETC Havas, DM9 e tantas outras gigantes, não só brasileiras, como argentinas, peruanas, espanholas, americanas e colombianas disputando o El Ojo, que é o Cannes latino. Nós últimos 7 anos, fomos 5 vezes a agência mais premiada iberoamericana. Representar o Brasil numa premiação tão significativa para nossa indústria é uma responsabilidade e mostra a força de nossos clientes e do nosso time formado por grandes talentos, comprometidos e apaixonados pela ambição criativa", afirmou Gordilho.

Além das brasileiras, a agência mexicana El Ruso del Rocky foi premiada como Agência Independente do Ano, a DDB levou o prêmio de Melhor Rede, enquanto a mexicana Oriental Films venceu como Melhor Produtora e sua diretora de cena, Yupi Segura, foi apontada como Melhor Diretor. Por fim, o prêmio de Melhor Anunciante foi entregue para a AB InBev.

Último dia
O Gran Ojo brasileiro do último dia do festival aconteceu na categoria Melhor Ideia Latina para o Mundo e foi entregue para a AlmapBBDO pela peça “Eart4” feita para a B3 e o Pacto Global da ONU. Além deste, o país também ganhou um Ouro para a Africa Creative com a peça “Bring home de Bud”, coproduzido pela Wieden+Kennedy São Paulo e Nova York (EUA), criada para a Budweiser.

Já a categoria Design premiou o Brasil com quatro troféus, sendo eles dois ouros entregues para a AlmapBBDO com o case “Eart4” para a B3 e o Pacto Global da ONU e para a Africa Creative com a campanha “Trucss” criada para a marca que leva o nome da peça, e dois Bronzes para a Africa Creatives com a peça “The autism journey” feita para a Vivo.

Na categoria Creative Commerce, o país ganhou uma Prata com a peça “Aceita cookies”, criada pela Lew’Lata\TBWA para a Piraquê.

Em Digital & Social, os trabalhos brasileiros ganharam quatro Bronzes, um entregue para a Wunderman Thompson Brasil com a campanha “Bafocalipse” criada para Listerine e os outros três para a Africa Creatives – dois para “The autism journey” da Vivo e um para “Bring home de Bud”, coproduzido pela Wieden+Kennedy São Paulo e Nova York (EUA), para a Budweiser.

Na categoria Experiência de Marca e Ativação, o Brasil conquistou 14 prêmios, sendo eles três Ouros entregues para a AlmapBBDO por “Eart4”, MRM Spain com produção da Canja por “Ready player mom” criado para a Enterogermina e para a Africa Creative com “Outros MC’s” feito para a Heinz. A única Prata brasileira foi entregue para a Africa Creatives com a campanha “The Eeilem team” feito para a Brahma. Já os dez bronzes brasileiros foram distribuídos da seguinte forma: sete para a Africa Creatives – dois para o case “Bring home the Bud” coproduzido pela Wieden+Kennedy São Paulo e Nova York (EUA), dois para “Outros MC’s” da Heinz, um para “The autism journey” da Vivo e dois para “The exile team” da Brahma –, um para a MRM Spain mas produzida pela Canja por “Ready player Mmm”, um para a Lew’Lara\TBWA com “A linguagem da acessibilidade” para o Banco do Brasil e o último para a Wunderman Thompson Brasil com “Bafocalipse” para Listerine Brasil.

Em Film, o país conquistou quatro troféus, sendo eles um Ouro para a VMLY&R Brasil com o case “Buscapé. De volta à Cidade de Deus” desenvolvido para a Vivo e Motorola, um Prata para a AlmapBBDO para a campanha “Gerações” criada para a Volkswagen do Brasil e dois Bronzes entregues para a Africa Creative com a campanha “Trucss” e para a AlmapBBDO por “Gerações”.

As categorias Inovação, Tecer Ojo e Creative Data não premiaram os cases brasileiros.

+Mulheres
A premiação também entregou os prêmios da categoria +Mulheres, que tem como objetivo de ampliar, dar mais visibilidade e promover o crescimento da presença feminina na criação de ideias de comunicação, em equipes criativas, na gestão comercial e em cargos de liderança em agências e produtoras.

Representando o Brasil na categoria, Olivia Lang recebeu o prêmio de Bronze pela peça "Lea: apitando contra o estigma" criada pela Ogilvy Brasil para a Intimus, marca da Kimberly-Clark Brasil. A campanha foi produzida pela Moonheist e contou com a produção de áudio da Lucha Libre.