Com Titanium e dois GPs, Brasil conquista 92 Leões e bate participação de 2022
País faturou ainda 11 Ouros, 28 Pratas e 50 Bronzes no Cannes Lions 2023
O Cannes Lions chegou ao fim nesta sexta-feira (23) com o Brasil tendo a sua melhor participação desde 2019. No total, neste ano, foram 92 Leões – um Titanium, dois Grand Prix, 11 Ouros, 28 Pratas e 50 Bronzes – superando os 70 troféus conquistados no ano passado (em 2019 foram 85 prêmios e, em 2020/2021, 68).
As cinco agências mais bem colocadas no ranking final são AKQA, Africa Creative, VMLY&R, AlmapBBDO e GUT SP.
Sem dúvidas, o principal destaque foi o Titanium dividido entre a Wieden+Kennedy e a Africa Creative, com o case ‘Bring Home the Bud’, desenvolvido para a Budweiser na época da Copa do Mundo do Catar, de 2022.
As últimas conquistas brasileiras na categoria tinham sido com a F/Nazca Saatchi & Saatchi para a Fundação SOS Mata Atlântica (‘Xixi no Banho’) em 2010, e com a Ogilvy para Unilever em 2013 (‘Retratos da Real Beleza’).
Case da W+K para Budweiser, ‘Bring Home the Bud’ – que também teve participação da Africa Creative – nasceu da proibição da venda de cervejas nos estádios da Copa do Mundo do Catar, no ano passado. Com base nisso, a empresa decidiu presentear o campeão do Mundial com o estoque de cerveja que seria destinado ao evento.
A decisão foi compartilhada pelo perfil oficial da marca no Twitter um dia após o comunicado da Fifa sobre o veto das vendas. "Novo dia, novo Tweet. O país vencedor fica com as Buds. Quem vai pegá-los?", perguntou a marca – no caso, foi a Argentina.
Outro destaque da edição deste prêmio foram os dois GPs, que o Brasil não ganhava desde 2021, quando a Africa Creative venceu com ‘Salla 2032’, em Entertainment for Sport.
A AKQA ganhou em Digital Craft com 'Never done evolving feat Serena', que criou um confronto – com o auxílio da inteligência artificial – entre a tenista norte-americana Serena Willians, campeã do US Open de 1999, e a Serena, campeã do Australian Open de 2017.
A ideia foi ter informações sobre a trajetória da tenista até o seu último Grand Slam. O aprendizado de máquina foi capaz de modelar o estilo de jogo de cada época: tomada de decisão, seleção de tiro, reatividade, recuperação e agilidade com base em imagens de arquivo.
O segundo GP brasileiro veio com a AlmapBBDO na categoria de Creative B2B. ‘Eart4’, criado para B3 Stock Exchange, alerta sobre o fato de que a utilização de recursos naturais pela humanidade ultrapassou a capacidade do planeta de regeneração.
Pensando nisso, a iniciativa do Pacto Global da ONU no Brasil "transformou" o planeta em uma empresa de capital aberto sob a sigla EART4 .
Ouros
Juntos, os brasileiros somaram 11 Leões dourados no Cannes Lions 2023. A AKQA e a VMLY&R faturaram dois cada; Africa Creative, AlmapBBDO, GUT SP, FCB Brasil, Ogilvy, DM9 e TikTok completam as empresas que levaram o Leão.