País também ganhou um Leão de Prata e outro de Bronze com trabalhos da Le Pub e AlmapBBDO, respectivamente

O Brasil conquistou o seu segundo Grand Prix na 70ª edição do Festival de Cannes Lions, vindo da categoria Creative B2B Lions. O case "Eart4", criado pela AlmapBBDO para B3 Stock Exchange, foi o responsável por presentear o país com a maior premiação do evento.

A peça foi feita com o objetivo de alertar a população sobre a informação de que a utilização de recursos naturais pela humanidade ultrapassou a capacidade do planeta de regeneração. Pensando nisso, a iniciativa do Pacto Global da ONU no Brasil "transformou" o planeta em uma empresa de capital aberto com a sigla EART4 — nome da campanha, que foi traduzida para TERR4, no Brasil.  

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A "companhia" foi apresentada na B3, bolsa de valores do Brasil, como parte da campanha para estimular a adesão de outras companhias aos compromissos lançados nos anos 2000 pela ONU. O case também ganhou um Leão de Bronze na subcategoria A12 (Integrated Campaigns).

Na época do lançamento da campanha, Marco Giannelli (Pernil), Chief Creative Office da AlmapBBDO, ressaltou a importância da peça. “A ideia de fazer um IPO da Terra joga luz na urgência de se fazer algo pelo planeta. Queremos lembrar aos ‘investidores’ que, se esse fluxo de caixa não melhorar, perderemos a fonte da humanidade. E somente com outras empresas comprometidas com o Pacto Global é que conseguiremos melhorar, dia após dia, os índices do lugar onde todos nós vivemos”, afirmou o CCO da agência.

AlmapBBDO leva o Grand Prix com o case "Eart4" (Crédito: Alê Oliveira)

A Le Pub, agência do grupo Publicis, também deu ao Brasil mais um prêmio na categoria, com o case "Beer Power", feito para a Heineken, que levou um Leão de Prata. O trabalho apresentou um outdoor que gelava a cerveja com energia solar.

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Conectado ao bar Brewteco, localizado na Gávea, durante o Rock in Rio 2022, a peça dizia "Este outdoor está gelando sua Heineken. Cheers" e tinha como objetivo chamar a atenção para o uso de fontes de energia renovável. O projeto também visava destacar o programa "Heineken Green Energy".

Júri de Creative B2B Lions
A categoria contou com o brasileiro Felipe Cury, da Le Pub, no júri, que em entrevista prévia ao propmark afirmou que a sustentabilidade seria o tema de Creative B2B, o que se confirmou tanto pelo GP quanto pelos outros prêmios conquistados pelo país.

Outro ponto que havia sido levantado pelo executivo era que os trabalhos deveriam ressoar e "ganhar as ruas" para a construção de uma reputação criativa para a marca. “B2B na minha visão já deixou de ser apenas B2B e B2C. Ele gera impacto no business parceiro e reputação criativa ou inovadora ou sustentável, por exemplo, para a marca com público geral. Isso é o que eu acredito e gosto de ver em B2B”, ressaltou o executivo.