Cenp-Meios: as agências que mais investiram em mídia em 2021
Divulgado nesta quinta-feira (7), investimento total das 300 agências ficou em R$ 20 bilhões; WMcCann, Publicis e Africa formam o top 3
O Cenp-Meios divulgou o ranking das agências que mais compraram mídia em 2021. O top 5 da lista traz WMcCann, Publicis, Africa, AlmapBBDO e DPZ&T – sendo a Publicis uma das agências que mais subiu na lista, passando do 12º de 2020 para a vice-liderança.
O painel mediu os investimentos em mídia realizados por meio de 300 agências de publicidade de todo o Brasil. O total investido em 2021 ficou em R$ 20 bilhões, um aumento de 40% em relação ao ano anterior, quando os investimentos apontados pelo Cenp-Meios foram de R$ 14,2 bilhões, com painel de 217 agências. Em 2019, antes da pandemia, de R$ 17,5 bilhões, com dados de 226 agências.
O ranking é formado por dados que chegam ao sistema do Cenp diretamente a partir das informações dos PIs efetivamente executados pelas agências participantes em nome dos seus clientes-anunciantes.
Além do valor investido, o sistema tabula meio de comunicação, região e estados nos quais os investimentos foram feitos. Os dados são apresentados em reais e dólares e permitem a apuração do share dos meios, regiões e estados no bolo publicitário, segundo a entidade.
“Aconteceu antes, acontecerá no futuro: sempre que se quer acelerar o fim de uma crise, a publicidade é uma ferramenta indispensável, poderosa e rápida”, afirmou Luiz Lara, presidente do Cenp.
Mídia
No mês passado, o Cenp-Meios revelou que as agências investiram R$ 19,7 bilhões em mídia em 2021, o que representou um aumento de 12,5% em relação a 2019, quando ainda não havia pandemia e o setor chegou a faturar R$ 17,5 bilhões.
Já em 2020, em meio à crise sanitária provocada pela Covid-19, os investimentos ficaram em R$ 14,2 bilhões, com dados de 217 agências – de 2020 para 2021, o aumento foi de 38,7%.