A competição vai pautar a estratégia de comunicação da operadora no segundo semestre

Os patrocinadores da Copa do Mundo de Futebol do Catar começaram a contagem regressiva a 100 dias de edição, que tem sido retratada como a mais conectada. Parceira regional da competição, a Claro tem no evento o seu principal investimento em comunicação no segundo semestre.  

Começou a ganhar corpo neste domingo (14) com o lançamento da campanha, que apresenta o conceito “Tá na Claro, tá na Copa”. Nesta segunda (15), a empresa transforma pontos de ônibus em São Paulo e Rio de Janeiro em arquibancadas.

A estratégia começou a ser estruturada no fim do ano passado, meses antes do anúncio oficial, em fevereiro deste ano, conta Ane Lopes, diretora de marca e comunicação da Claro. É o segundo mais logevo na trajetória da executiva na companhia há mais de 14 anos, considerando período em que atuou na Net - o primeiro foi a preparação para as Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016.

Na narrativa, criada pela agência Talent Marcel, o argumento de que as pessoas podem assistir aos jogos de onde quiser, da tela da TV à telinha do smartphone, uma forma de conectar os serviços móveis e fixos ofertados pela operadora e também o 5G, tecnologia em fase de expansão pelas capitais e que garante maior velocidade e qualidade de imagem dos conteúdos.

"Vamos falar que as cadeiras das pessoas formam uma grande arquibancada porque poderão assistir aos jogos de qualquer lugar, da cadeira do trabalho, do sofá de casa, ponto de ônibus e da praia", explica Lopes.

Como reforço da ativação, a marca também está lançando uma promoção que vai premiar 11 clientes, com direito a acompanhante, com viagens para a Copa. A ação, feita pela DM9, inclui o sorteio de itens como assistente virtual, câmera inteligente e smartphones. Começou no sábado (13) e a participação pode ser ativada tanto pelo hotsite quanto via app da operadora. O desdobramento digital de toda a campanha fica com  iD\TBWA.

Segundo Lopes, a operadora preparou um amplo plano de mídia e de conteúdo para sustentar toda a comunicação. Levaram  em conta a nova realidade das transmissões, com o surgimento de novas plataformas, e também das conversas, amplificadas pelas redes sociais.

"A gente tem um plano mais aberto, macro, pensando muito mais neste mix no 360. Não só no eletrônico, no digital, mas também como estaremos ativando no rua, nas lojas, outros meios e conteúdos", explica. "Eu acredito que vai ser uma copa bastante diferenciada, com a amplitude de meios de comunicação", complementa.

Uma das apostas para gerar conversas é a partir dos embaixadores da marca, o humorista Paulo Vieira, o jornalista Tiago Leifert e cantora Anitta. Ganharão, inclusive, mais uma colega, Fernanda Gentil. A apresentadora e jornalista irá acompanhar a Copa do Mundo diretamente do Catar.