Pesquisa da Ilumeo mostra como que o grupo se relaciona com recomendadores artificiais

Os comportamentos de compra cada vez mais definidos e pautados no bem-estar social estão impulsionando mudanças significativas na forma como o e-commerce atende a geração Z.

Uma pesquisa da Ilumeo mostrou que esse grupo já se relaciona melhor com recomendadores artificiais do que com humanos, o que deve impactar significativamente o comércio eletrônico nos próximos anos. Além disso, um estudo da Euromonitor apontou que a geração nascida entre o fim da década de 1990 e 2010 já corresponde a boa parte dos consumidores e, até 2030, fará parte da maior parcela deles..

"A IA usa as informações para impulsionar o consumo da Geração Z. A abordagem mais personalizada e ágil tem sido um dos motivos que mais os influenciam, já que eles valorizam uma jornada mais prática e individualizada", explicou Hawan Moraes, CEO e fundador da Simples Inovação.

Em relação ao comércio eletrônico, a inteligência artificial tem como função otimizar a experiência do usuário, deixando o processo de compra mais rápido e eficiente, o que vai de encontro com os desejos da geração z de não perder tempo fazendo buscas. Outro ponto que favorece o uso do e-commerce nesse recorte são os chatbots, que podem oferecer atendimento em tempo real e ajudar na escolha do produto certo.

A personalização da publicidade é outra forma pela qual a inteligência artificial influencia o consumo dos mais jovens, tal abordagem de marketing tem se mostrado útil para atrair e fidelizar clientes.

Para o executivo, a IA continuará remodelando e influenciando o consumo da Geração Z no e-commerce, e é essencial que as marcas estejam atentas e adaptem suas estratégias para atender às demandas em constante evolução, pautadas na inteligência artificial. "Não há dúvidas de que estamos vivendo apenas o começo da revolução da IA no comércio eletrônico, e as empresas que não se adaptarem a essa nova realidade correm o risco de ficar para trás", finaliza Moraes.

(Créditos da imagem:  Brooke Cagle/Unsplash)