A inteligência artificial ganhou destaque nas operações de marketing, com a alta aderência de uso do ChatGPT

A inteligência artificial é apontada por 73% dos profissionais de marketing como a estratégia mais relevante para gerar conversão. O dado vem da primeira edição do “Panorama de Marketing”, estudo realizado pela empresa catarinense de soluções de tecnologia RD Station em parceria com Exact Sales, Lexos e Tallos - empresas pertencentes à TOTVS.

Conversational commerce, métricas, dados, redes sociais, ferramentas e integração com área de vendas estão entre as áreas analisadas. “A inteligência artificial ganhou destaque nas operações de marketing, com a alta aderência de uso do ChatGPT, que 59% dos profissionais afirmaram já usar em suas rotinas”, revela Bernardo Brandão, CMO da RD Station.

Gerar vendas é citado por 34% dos 1,6 mil profissionais entrevistados como um dos principais desafios de 2023. WhatsApp, Tik Tok e Instagram estão entre os canais mais utilizados.

Bernardo Brandão, CMO da RD Station: insights valiosos para as estratégias futuras das empresas (Divulgação)

“O 'Panorama de Marketing 2023' traz uma profunda compreensão das tendências e dinâmicas atuais do mercado nacional, fornecendo insights valiosos para as estratégias futuras das empresas, e analisa diversos aspectos do dia a dia dos profissionais, como inteligência artificial, metas de marketing, integração com área de vendas, WhatsApp e conversacional, análise de dados, sedes sociais e ferramentas, dentre outros. Nesta primeira edição, a inteligência artificial ganhou destaque nas operações de marketing, principalmente com a alta aderência de uso do ChatGPT, que 59% dos profissionais afirmaram já usar em suas rotinas”, diz Bernardo Brandão, CMO da RD Station.

Cerca de 44% dos entrevistados afirmaram não ter rotinas e processos definidos na documentação de informações, e metade do grupo de 56% que possui dinâmica definida não formaliza os dados. Segundo a pesquisa, a maior parte dos profissionais de marketing tem dificuldade de gerar relatórios ou fazer análises porque a atividade ainda é muito manual (56%). Há falhas ao priorizar a análise de dados na rotina (53%) e na coleta de dados que estão em muitas ferramentas ou locais diferentes (52%).