Com dois anos trabalhando com a internet, Prioli coleciona publicidades e conta como é o seu relacionamento com os anunciantes

Advogada criminalista, professora universitária, comentarista política, apresentadora de TV, escritora, palestrante, youtuber, influenciadora digital... São muitas as profissões que Gabriela Prioli possui em seu currículo.

Há dois anos trabalhando com a internet, Gabriela já soma mais de 2 milhões de seguidores no Instagram, um milhão no Twitter, 42 mil seguidores no Facebook, mais de 244 mil seguidores no TikTok, 850 mil inscritos no YouTube, mais de 30 mil alunos, além de contar com uma audiência fiel que a acompanha na CNN, onde apresenta o programa "À Prioli".

O resultado de ter se tornado um rosto conhecido e com credibilidade nas redes sociais são os inúmeros trabalhos publicitários que Prioli coleciona, como Quem disse, Berenice?, Nívea, Schwarzkopf, YSL Beauty, Farfetch, Bitso, Philips e outros.

Veja abaixo a entrevista completa:

Prioli influencer
Trabalho com internet há mais de dois anos e depois da minha estreia na televisão o meu público foi aumentando. E aí, naturalmente algumas marcas passaram a me procurar pra trabalhar com elas. Continuo fazendo o que sempre fiz, que é falar com meu público de forma muito natural, sempre com responsabilidade, trazendo conteúdos variados e gerando identificação. Acho que outro pilar importante foi ter achado um caminho autoral. Eu criei o Clube do Livro poucos meses depois da minha estreia e o produto já está em sua terceira edição e movimenta, ano a ano, o mercado editorial, colocando os livros escolhidos para o Clube entre os mais vendidos. Entre o Clube do Livro e outros infoprodutos, tenho mais de 30 mil alunos. Tenho grande orgulho também em poder dizer que tive 26 clientes em 2021, mais de 100 postagens contratadas, além de muitos eventos on-line presenciais, todos preservando as características da minha marca. Lancei também um livro, best-seller já na semana de lançamento, e participo de inúmeras palestras sobre temas diversos.

Ações
Minha primeira foi com a Quem Disse Berenice, o que é muito significativo, pois embora eu estivesse na televisão falando de temas sérios, gosto muito de comportamento e moda. Então, foi um prazer começar deste modo.

Parceria de jobs
Tem algumas coisas que levo em consideração, a primeira de todas é saber se eu tenho alguma identificação com produtos e serviços para que eu possa falar para o meu público sobre eles. A segunda coisa muito importante é o fato de a marca compreender meu trabalho e não tentar restringir minha atuação nos campos em que ela não tem ingerência. Quem trabalha comigo, penso eu, deve conhecer o meu conteúdo. Parceria que dá resultado é aquela que o cliente e o contratado andam de mãos juntas e encontram caminhos convergentes.

Cocriação
Eu adoro participar. Pra mim, quanto mais, melhor. Existem marcas que me dão mais espaço, outras menos. É bacana que muitas marcas já captaram a dinâmica do novo mercado digital, com essa proximidade entre os criadores de conteúdo e seu público. As melhores campanhas, na minha visão, são aquelas não só respeitam, mas celebram as particularidades de cada criador. O valor que a marca Gabriela Prioli entrega não é o mesmo que o valor entregue por outra marca pessoal, ainda que as duas tenham número de seguidores e entregas semelhantes. O termo "influenciador digital" serve para rotular muita gente diferente e cada vez mais as marcas estão entendendo que alguns terão base maior de seguidores, outros terão mais credibilidade e por aí vai. Claro que a gente entende que grandes empresas precisam ter uma campanha coesa, que existe uma questão de uniformidade, mas acho que dá pra fazer isso com uma campanha que respeite as particularidades de cada tipo de comunicação e de cada público. Então é legal quando a marca entende que me deixar participar de roteiro, produção, é fazer uma entrega ainda melhor.

Produção de conteúdo
Além do canal e do programa eu tenho ainda meus infoprodutos com muitos lançamentos para esse ano e para os quais eu atuo em todas as frentes: no conteúdo, na identidade visual, no marketing… E isso sem contar os livros, palestras e, agora, um bebê na barriga! É bastante trabalho, então, tenho que dividir muito bem o meu tempo. No geral, eu reservo um dia por semana para a produção de conteúdo para as marcas. Eu gosto de contratar profissionais, de ter um videomaker, pensar em figurino, maquiagem, tudo bem estruturado.

Posição
[Meu posicionamento] Influencia, claro, na minha relação com as marcas. E, na minha visão, influencia de forma positiva porque as marcas me procuram não apesar do que eu falo, mas justamente em virtude da forma como eu me posiciono. Porque é isso que alimenta a conexão forte que eu tenho com a minha comunidade. O que comunico é o que acredito que seja importante. Então, as marcas que me procuram são marcas que também partilham desses valores que são caros ao meu público.

Algumas pessoas me perguntam se já aconteceu de alguma marca não fechar contrato comigo porque me posiciono nas redes. Claro! Já aconteceu. Mas a minha resposta para isso é: me posiciono sobre assuntos e sempre vou me posicionar, minha posição pública sempre vai ser contra homotransfobia, o racismo, a misoginia e a favor de uma gestão pública ética e transparente. Se uma marca se incomoda com esse tipo de posicionamento, quem não quer se associar a ela sou eu. Então, o fato de eu ter uma posição clara é importante também para as pessoas que consomem o meu conteúdo, porque assim a nossa relação é transparente. Eles sabem o que eu penso sobre o mundo, eles me acompanham porque partilham desses posicionamentos e consequentemente eles sabem que as marcas que se associam a mim são marcas que partilham desses valores que eu comunico.

Campanha
Minha entrega na publicidade me orgulha porque eu sei que é relativamente recente, então isso me traz garra para querer falar com mais gente, sobre outros temas que me interessam. Acho que ainda tenho muito a mostrar e a aprender com as marcas. Gosto de debates, de ideias, de valores e também gosto de moda, já pode sonhar com uma campanha de moda internacional? #menotem

Credibilidade
Eu trabalho com credibilidade, autonomia e autenticidade. O meu propósito, como marca, é inspirar as pessoas a serem protagonistas das suas escolhas. E pessoas se inspiram por histórias, principalmente se elas forem transparentes. Tenho pesquisas que mostram que a principal característica que as pessoas apontam quando perguntadas sobre o meu nome (a minha marca pessoal, portanto), elas indicam inteligência, clareza, capacidade de diálogo e credibilidade. Neste ano, 50% de meus contratos são longos, ou seja, de mais de seis meses – é um número que cresceu e sei que me empenho por esse crescimento, me dedico mesmo. Meu público me conhece profundamente e sabe dos processos que orientam as minhas escolhas. Sabem também que eu valorizo as escolhas deles. É assim que eu enxergo a nossa relação.

Clareza de propósito
Eu diria que é a clareza de propósito. Eu declaradamente contesto a expectativa de conformação e a inércia. Proponho ação e reflexão como estratégia para uma existência mais livre. E a minha audiência sabe que pode contar comigo nesse processo. E eu credito a essa clareza o fato de a minha marca ser aceita e respeitada por todos os lados do debate público.