A ferramente "Minha Central de Anúncios" tem como objetivo dar mais controle às pessoas sobre os anúncios que aparecem para elas

O Google apresentou a sua nova ferramenta que promete dar privacidade nos anúncios, chamada "Minha Central de Anúncios".

A ferramenta tem como objetivo dar mais controle às pessoas sobre os anúncios que aparecem para elas, seja em vídeos no Youtube ou nas buscas pelo site.

O novo recurso vai começar a ser disponibilizado a partir desta quinta-feira (20), para usuários de todo o mundo, incluindo Brasil. Com a "Minha Central de Anúncios", as pessoas também poderão bloquear anúncios indesejados e saber mais sobre quais informações são usadas para personalizar a experiência publicitária de cada um.

Na prática, a ferramenta irá funcionar da seguinte forma: o usuário poderá acessar o recurso a partir de uma publicidade exibida na Busca, Youtube e no Discover. Lá, também será possível optar por ver mais anúncios das marcas e dos assuntos de preferência — e menos anúncios sobre outros temas. Por exemplo: o usuário passou algum tempo pesquisando sobre viagem à praia, fez a viagem e quando voltar, é possível que ele não queira mais ver esse tipo de anúncio. Com a ferramenta, ele pode optar por ver menos publicidades sobre aquele assunto.

Outra opção disponível para o usuário é desligar a personalização de anúncios. Quem escolher por não visualizar os anúncios personalizados, continuará vendo publicidade, mas será algo menos útil ou relevante para aquele usuário. Isso vale para qualquer site ou aplicativo no qual a pessoa esteja logada na própria conta do Google. Além disso, o usuário também poderá optar por não ver mais anúncios sobre alguns temas.

A opção de desligar anúncios personalizados também se aplica a anúncios exibidos dentro e fora do Google e será automaticamente aplicada a qualquer aparelho em que o usuário esteja logado na conta Google.

Em relação a privacidade dos usuários, a ferramenta oferece a possibilidade de controlar quais informações são usadas para personalizar os anúncios exibidos e, caso uma pessoa não tenha certeza sobre o que está compartilhando, o Google permite que ele veja quais informações o site usa e controlar esse compartilhamento de acordo com as suas preferências.

O usuário também poderá visualizar anúncios focados em determinados públicos, com base na atividade do usuário dentro do Google e, a partir disso, será possível escolher e ajustar a forma com que essas atividades orientam a publicidade exibida.