Executivo fala também sobre o propósito da marca e nova campanha

Executivo que colocou a “mão na massa” com outras 15 lideranças da Whirlpool - dona das marcas Brastemp e Consul - durante imersão em fábricas da empresa, com o objetivo de buscar insights para “melhor servir o consumidor”, Gustavo Ambar fala sobre o propósito da companhia de entregar os melhores produtos e serviços de cozinha e lavanderia na casa dos brasileiros.

Com duas marcas ícones no segmento, sendo que com Consul “buscamos mais acessibilidade e estamos no momento de celebração dos 73 anos da marca, com o lançamento do frigobar Retrô Consul”, ele destaca que “a Brastemp é a marca que muda comportamentos, foi, por exemplo, a primeira a oferecer lavadoras automáticas para o consumidor e é a pioneira do design inverse”, ressalta o gerente-geral.

Nesta entrevista, Ambar também pontua sobre  novidades, como o novo conceito de Brastemp.

Recentemente, a Whirlpool realizou ação junto aos líderes da companhia no mês de agosto. Eles tiveram de ocupar outras funções operacionais dentro da empresa. O que vocês propuseram a eles?
Antes de começar, queria contextualizar um pouco da minha história, contando como cheguei até aqui. Desde pequeno eu tive contato com o universo do comércio, tenho ascendência libanesa e minha família possui lojas de aviamento na Rua 25 de Março, em São Paulo, e eu fui educado no chão de loja. Trabalhei nos negócios da família e fui treinado nessa escola, aprendendo desde cedo a colocar a mão na massa para adquirir conhecimento do negócio, empatia por quem conduz a operação e contato direto com os consumidores. Foi aí que comecei a me apaixonar por esse universo. De lá para cá, tive experiências em indústrias de bens de consumo e, recentemente, completei cinco anos de Whirlpool e, de lá para cá, ocupei cargos que me proporcionaram expertise em marketing e nas nossas marcas Brastemp e Consul. E quando eu assumi, em maio, o cargo de gerente-geral da Whirlpool no Brasil, uma das minhas missões era promover, ainda mais, sinergia entre todo o processo de desenvolvimento dos produtos das marcas, desde a pesquisa até a ponta final, que são os lares dos consumidores. Para isso, senti a necessidade que todos conhecessem a operação e o dia a dia da companhia profundamente. Pensando nisso, tive a ideia de reunir 15 líderes, das mais diversas áreas, como marca e estratégia, marketing de produto, vendas, D2C, serviços ao consumidor, RH, planejamento estratégico e logística, em uma ação surpresa para vivenciarem o cotidiano de duas de nossas fábricas, na unidade de Rio Claro/SP e Joinville/SC, e em lojas de São Paulo/SP e região. E eu também tive a oportunidade de vivenciar cada uma das atividades realizadas junto com os nossos outros líderes. O objetivo era trabalhar em posições operacionais como manufatura, vendas, logística e atendimento ao consumidor, colocando a “mão na massa” e tendo a experiência real do cotidiano de tais funções, a fim de obter insights para promover melhorias internas, servir os colaboradores e ter ainda mais foco nos consumidores.

Gustavo Ambar, gerente-geral da Whirlpool no Brasil (Divulgação)

Qual o resultado? Quais insights já tiraram dessa operação?
Tivemos um feedback positivo de toda a liderança. Nenhum deles estava esperando por uma ação como essa e todos foram realmente pegos de surpresa. Promovemos uma imersão intensa, durante uma semana, lidando com atividades que fogem da rotina diária de cada um dos 15 diretores dentro da Whirlpool. Acredito que o maior aprendizado, que todos os líderes levaram, diz respeito ao olhar final para o consumidor e ao servir o colaborador. Cada detalhe na operação conta como experiência final para entregarmos os melhores produtos e serviços de cozinha e lavanderia na casa dos brasileiros. Naturalmente, cada um obteve uma experiência e aprendizado individual que com certeza ficarão na memória para sempre. Para mim, em particular, diria que foi um dos momentos mais marcantes da minha trajetória profissional e também pessoal. Com isso, conseguimos proporcionar a cada líder o entendimento 360º para ajudar nas tomadas de decisões para dentro e fora da empresa. Agora, queremos administrar para que essa ação, que durou uma semana, permaneça engajando os times diariamente e perdure, futuramente, em pílulas, que vão gradativamente mudando a forma como lideramos a companhia.

Recentemente, a empresa mudou de agência. Entregou sua conta para a DM9. Qual a proposta da mudança?
As nossas marcas contam com a expertise de diversas agências que se dedicam a estratégia, criação, desenvolvimento e execução das ações e projetos específicos de comunicação. Há algum tempo trabalhamos com a FCB, a FSB, a Spark e, recentemente, a DM9 se juntou a nós para cuidar das demandas digitais. Cada uma dessas parcerias contribui com o fortalecimento do relacionamento com o consumidor por meio de conteúdos, peças e ideias capazes de gerar engajamento, interação e repercussão online por meio das redes sociais de ambas as marcas.

Quais estratégias vocês pretendem adotar ainda este ano? As marcas terão campanhas novas?
Já trouxemos neste ano lançamentos importantes de ambas as marcas, como o Forno com solução Air Fryer da Brastemp, oferecendo praticidade na preparação das refeições e alimentação mais saudável. Já em Consul, para celebrar os 73 anos de história da marca, foi lançado em edição limitada o frigobar Retrô Consul, com uma estética que remete à primeira versão da geladeira da marca. Para este segundo semestre, estamos com um projeto grandioso para Brastemp. O que posso antecipar é que a marca volta a falar com o consumidor em um novo formato, linguagem e visual. Tradicional, icônica e vanguardista nas categorias em que está presente, a Brastemp está atenta às novas tendências e demandas de consumo.

Quais as principais tendências em termos de design para cada uma das linhas da empresa – Brastemp e Consul?
A Brastemp entrega soluções de design com propósito, proporcionando experiências que vão além da forma. Além de sofisticação, os produtos da marca mostram seu desempenho através das interfaces inteligentes, robustez nos acabamentos e atenção aos detalhes. Posso destacar alguns produtos como os refrigeradores premium, os fogões mesa de vidro, a linha de lava-louças e o forno com função air fryer. Já a Consul é uma marca reconhecida por trazer inovações e “sacadas criativas”, por meio de soluções inteligentes e design criativo. Nossos produtos são fáceis de usar e intuitivos, feitos para simplificar os processos e ajudar na rotina. Os produtos da Consul têm design atual e criativo, deixando a casa mais agradável para quem vive e atraente para quem visita. Trazemos também eficiência em produtos que consomem menos recursos e evitam desperdício. Um bom exemplo é o refrigerador Frost Free de alta capacidade, que permite a customização do espaço interno de acordo com as necessidades dos consumidores.

Os modelos retrôs, como o frigobar lançado este ano pela Consul, que remete ao antigo refrigerador da marca, vira e mexe voltam ao mercado. Por que esse retorno ao passado? Qual a estratégia?
O lançamento do frigobar retrô Consul é uma celebração dos 73 anos de história da marca. O design retrô remete ao primeiro modelo de refrigeradores da marca, lançado nos anos de 1950, trazendo essa memória afetiva de uma marca que faz parte dos lares brasileiros por meio das cores clássicas da época, o clássico logo “Consul”, puxador metálico e pés palito em madeira. Foram produzidas apenas 200 unidades, tornando o produto ainda mais exclusivo nessa celebração, através de um design cheio de personalidade, com toda tecnologia que a Consul oferece.

Leia a entrevista completa na edição de 18 de setembro de 2023