Magalu compra Kabum! e se fortalece no mercado de games
O Magalu anunciou nesta quinta-feira (15) a compra do Kabum!, um dos principais e-commerce de tecnologia e games do Brasil. Em um ano e meio, a varejistas adquiriu 21 companhias, mas está é considerada a maior delas. Com essa aquisição, o Magalu vai reforçar o pilar estratégico de novas categorias, com um sortimento complementar ao atual e com enorme potencial de crescimento.
A companhia também aprofunda a posição no mercado gamer, que cresce no mundo e no Brasil — segundo a consultoria de e-sports BBL, são 95 milhões de gamers no país. Dados da consultoria Accenture mostram que a indústria mundial de games atingirá 300 bilhões de dólares ao final de 2021, receita maior que a dos setores de música e filmes somados.
O Kabum! criou uma das maiores equipes de League of Legends do país, a KaBuM! Esportes, tetracampeã nacional e a primeira representante brasileira no campeonato mundial. A Kabum! Esportes apoia também outras modalidades de e-sports, como Counter Strike, FIFA e Free Fire.
Com dois milhões de clientes ativos, o Kabum! oferece mais de 20 mil itens de tecnologia para profissionais e para o universo gamer. A partir de agora, essa plataforma passa a ser incorporada ao ecossistema do Magalu e operar em cooperação com o Jovem Nerd e o Canaltech, negócios recentemente adquiridos.
Criado em 2003, em Limeira (SP), o Kabum! teve uma receita bruta de R$ 3,4 bilhões e lucro de R$ 312 milhões nos últimos 12 meses.
O valor total da aquisição será pago em três etapas. A primeira parcela, à vista, é de R$ 1 bilhão. A segunda etapa envolve a transferência de 75 milhões de ações ordinárias do Magalu, ao longo de um ano e meio. A terceira etapa de pagamento — de até 50 milhões de ações — ocorrerá em janeiro de 2024 e será condicionada ao cumprimento de metas do Kabum!.