Mais de 84% da população faz compras online pelo smartphone

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Thiago Chueiri, do PayPal Brasil, acredita no poder de democratização dos serviços financeiros via mobile

O smartphone está se tornando o controle remoto do mundo. Segundo dados do IBGE, 92,1% do acesso à internet é realizado através de dispositivos móveis. Parte desse fenômeno pode ser atribuído à democratização do acesso 3G e 4G no Brasil, que fez com que os smartphones e tablets desempenhassem o papel de principal ferramenta de acesso à rede, especialmente entre as classes menos favorecidas.

Com uma maior fração de aparelhos no mercado, o número de compras online também aumentou. Atualmente, cerca de um quarto das vendas de e-commerce no Brasil se deram via dispositivos móveis. É o que revela os números do estudo Webshoppers de 2017. Para ajudar a entender um pouco melhor os hábitos de consumo online dos chamados m-consumidores, ou seja, os brasileiros que fazem compras via dispositivos móveis, o PayPal encomendou uma pesquisa ao Opinion Box, intitulada Tendência do mobile no Brasil, que entrevistou 1.020 m-consumidores em todo o país.

“A pesquisa demonstra que apostar no mobile pode ser a chave de um futuro promissor para muitas lojas virtuais. Como o smartphone está se tornando o controle remoto do mundo, faz total sentido que as empresas invistam nas possibilidades desse dispositivo. Nós do PayPal, que acreditamos no poder de democratização dos serviços financeiros via mobile, trabalhamos dia e noite para criar a melhor experiência de compra de produtos, serviços e gerenciamento de recursos para nossos clientes. Os números do estudo do Opinion Box vão ao encontro desse nosso esforço para democratizar os serviços financeiros”, revela Thiago Chueiri, diretor de desenvolvimento de negócios do PayPal Brasil.

Os resultados apresentados apontaram dados importantes do setor e identificaram que ainda há muito espaço para crescer. Cerca de 84% das respostas revelam que o m-consumidor costuma comprar qualquer tipo de item pelo smartphone ou tablet, mas a categoria campeã é a de serviços, como aplicativos para solicitar táxi ou carro particular, pedir comida, recarregar o Bilhete Único, realizar recarga de celular etc.

O estudo também analisou o fluxo das compras online entre o desktop e os dispositivos móveis. Cerca de 30% dos pesquisados disseram ter o hábito de iniciar uma compra no celular e terminá-la no computador; outros 20% fazem o caminho inverso. Outro ponto importante é que 49% dos pesquisados garantem preferir comprar e pagar por produtos e serviços via aplicativo. A pesquisa concluiu que esse índice só não é maior porque 57% dos entrevistados ainda se preocupam em baixar aplicativos, pois eles ocupam espaço na memória do celular.

O Opinion Box também identificou qual a forma de pagamento mais usada pelos
m-consumidores e 69% dos entrevistados utilizam o cartão de crédito parcelado para comprar na categoria turismo e viagem; seguido pelas compras pontuais, com 62%. A categoria em que as carteiras digitais, como o PayPal, são mais citadas é a de consumo digital, em que a opção é usada por 33% dos entrevistados.

“Ainda há um desafio de melhorar as plataformas de compra via aplicativo ou site pelo celular, tornando a experiência de compra mais fácil e atrativa para os consumidores”, finaliza Felipe Schepers, diretor de operações do Opinion Box.

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