Seleção venceu o Panamá na estreia e, amanhã, encara a França, que eliminou o time na última Copa

Nesta última segunda-feira (24/7), o Brasil fez a sua estreia na Copa do Mundo Feminina em um jogo contra o Panamá. Uma edição histórica que marca a última Copa de Marta e uma grande torcida dos brasileiros pela conquista do título inédito.

Apesar de a seleção feminina estar ganhando mais visibilidade entre os brasileiros, segundo o Buzzmonitor Trends, no período de 24/6 a 24/7 houve 71.852 posts mencionando os termos “copa feminina”, “copa do mundo” ou futebol feminino. Já no mês que antecedeu a Copa do Catar, de 20/10 a 20/11, 620.019 posts mencionaram “copa do mundo” nas redes sociais. São quase nove vezes mais publicações para a seleção masculina.

Mas também há motivos para comemorar, enfrentando dificuldades ao longo dos anos - e ainda sim, longe de solucionar todos os problemas - a Seleção Brasileira Feminina tem se estabelecido como uma forte equipe.

O post da Folha de S.Paulo divulgando o ponto facultativo em dias de jogo foi o post com maior engajamento relativo ao tema no Instagram, com 186 mil interações.

Outra notícia inédita é o recorde de jogadoras LGBTQIAPN+ na Copa, publicada pela Mídia Ninja e que recebeu 47.2 mil interações.

Ainda segundo pesquisa, 34% dos posts com maior engajamento mostram a artilheira Marta em destaque. A cobertura do Sportv mostrando a jogadora embarcando para a Copa foi o top post do Instagram, com 157.6 mil interações.

Tal interesse pelo futebol feminino atraiu também patrocinadores e marcas, que passaram a investir na modalidade, proporcionando melhores condições de treinamento, salários e estrutura para as atletas. Neste ano, a Seleção Feminina de Futebol conta com o patrocínio da Nike, Guaraná, Vivo, Itaú, Neoenergia, Mastercard, GOL, Kwai e outras.

Itaú

O Itaú iniciou sua ativação do patrocínio à Seleção Brasileira Feminina com um filme de celebração. No filme, o patrocinador busca valorizar um ambiente igualitário ao criar uma única torcida que une pessoas de regiões, culturas, raças, idades e personalidades diversas. Para além disso, Itaú resgata memórias afetivas de trajetória das convocadas, rostos e vozes conhecidas das atletas também participam do anúncio da escalação do time.

Eduardo Tracanella, diretor de marketing do Itaú Unibanco conta que a iniciativa tem como objetivo central aproximar a torcida das jogadoras. “Reconhecemos que, apesar do crescente interesse pelo futebol feminino, muitas vezes as jogadoras ainda não são tão conhecidas por grande parte do público. Nossa intenção é contribuir para mudar essa realidade”, completa.

Com a peça, o Itaú reafirma seu compromisso com o potencial transformador do esporte e incentiva a valorização e o reconhecimento das atletas.

Nike

Nike desde 1996 acumula um histórico de compromisso com a CBF e com o futebol e consequentemente, o apoio das mulheres no esporte. Gustavo Viana, diretor de marketing da Fisia, distribuidora oficial da Nike no Brasil, conta que Nike trabalha para que cada vez mais mulheres participem do esporte, tanto para apoiar o futebol feminino, quanto para garantir condições para que meninas e mulheres pratiquem a modalidade.

Neste ano, a marca triplicou o número de atletas parceiras para o Mundial - atualmente, a Nike é a marca esportiva parceira de 13 atletas, das 26 convocadas para representar a Seleção Brasileira no Mundial Feminino.

“Nessa jornada para abrirmos mais espaços e criarmos oportunidades reais para a inclusão feminina, identificamos que, dentre as barreiras, além do preconceito, falta de estrutura e um ambiente seguro, faltava também a conexão com outras meninas que também queriam praticar a modalidade”, declara Viana.

A Seleção Feminina conta com um uniforme e chuteiras desenvolvidas com tecnologia exclusiva Nike, que busca se adaptar da melhor forma às necessidades do corpo feminino.

“Como marca, estamos buscando cada vez mais nos conectar com esse momento [de revolução dentro do esporte], contribuindo para que o esporte seja visto como um espaço para todos. Fazemos isso construindo um relacionamento profundo entre as atletas e a empresa, suportando a comunidade e incentivando que todas as pessoas possam praticar esporte”, conclui o diretor de marketing.

Guaraná Antarctica

Assim como Nike, Guaraná Antarctica acumula uma história com o futebol feminino há mais de 20 anos e seguem construindo uma relação crescente com outros integrantes do ecossistema do futebol feminino. Para a marca, o futebol sempre foi um território extremamente relevante para construir conexão com o público.

“Em 2019, percebemos que a modalidade do futebol feminino merecia mais destaque e que alguns temas relacionados à sua visibilidade tinham pouco espaço para discussão, seja nas próprias marcas ou entre os torcedores. Entendemos que havia uma oportunidade de posicionar Guaraná Antarctica no apoio ao futebol feminino, em um papel propositivo, trazendo outras marcas com a gente, e potencializando a luz para um tema que traz benefícios para todo o ecossistema”, declara Tetê Chaves, diretora de marketing de Guaraná Antarctica.

Nas últimas semanas, durante o último amistoso da Seleção, as jogadoras entraram em campo para o aquecimento com camisetas diferentes: os nomes eram gigantes e os números bem menores, oposto à proporção original. “Essa foi a primeira iniciativa do movimento #OlhaPraElas, que junto com as próprias jogadoras, nós, como Guaraná Antarctica, estamos convidando os brasileiros a olharem para elas. A ideia é que este seja um convite aos torcedores para que conheçam as atletas e criem ainda mais conexão com elas, não só durante esse período importante para o futebol feminino, mas também depois dele”, completa a diretora de marketing.

Rexona

Rexona também apostou no patrocínio para a Copa do Mundo Feminina de 2023, o contrato com a FIFA integra o desafio da marca em fomentar maior presença feminina no esporte.

"O patrocínio à Copa do Mundo Feminina integra dois importantes propósitos da marca. O primeiro, conectado com o compromisso de Rexona em fomentar maior presença feminina no esporte, inspirando meninas e mulheres a quebrarem barreiras em busca de seus sonhos e objetivos", conta Viviane Ramos, diretora de marketing de Rexona.

Para ativar o patrocínio, foi feita uma campanha publicitária massiva na TV e digital com influencers."Ter a oportunidade de patrocinar o maior evento do esporte no mundo, participando das conversas ao redor do torneio, é algo grandioso", completa Viviane.

Vivo

“Não vai ter uma Formiga para sempre, uma Marta, uma Cristiane”, frase de Marta serviu como reflexão para a temática apresentada pela Vivo em sua campanha para o Mundial.

A ação faz parte do #JogueComElas, movimento da Vivo em apoio à equidade de gênero no esporte que foi iniciado em 2021 e agora, a marca assume o compromisso como “patrocinadora da seleção do hoje e do amanhã”.

“Como patrocinadores, é inquestionável o quanto acreditamos na potência seleção feminina de futebol de hoje. E ao incentivar o projeto "Em busca de uma estrela", queremos mostrar a importância de garantir um futuro com mais estrelas brilhando em nossa seleção também no amanhã", afirma Marina Daineze, diretora de marca e comunicação da Vivo.

Neoenergia

A Neoenergiaativa a parceria com as Seleções Brasileiras Femininas de Futebol para promover a igualdade de gênero por meio do esporte feminino.

“Os patrocínios reafirmam o fortalecimento e a humanização da marca no país. No contexto de Copa do Mundo, a Neoenergia preparou diversas ativações tanto desde o ponto de vista de mídia convencional, digital, experiencial, como interno por meio da participação de colaboradores do grupo”, diz Lorenzo Perales, diretor de marketing da Neoenergia.

A campanha publicitária do filme #NossaVez lança uma reflexão sobre a importância do papel da mulher dentro e fora do gramado e prova uma mudança no cenário.

“Este patrocínio, o maior da história da empresa, é símbolo de uma atitude que se estende em diversos âmbitos. As iniciativas estão em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente ao número 5, Igualdade de gênero. Assim, fortalecemos a reputação da marca e o relacionamento com clientes atuais e potenciais nas áreas de concessão e no resto do país”, completa Perales.

Todos os patrocínios para a Seleção Brasileira Feminina representam um marco significativo para o futuro do futebol feminino, dando uma perspectiva de impulsionamento de seu crescimento.

Muito além disso, o cenário também entrega potencial para as marcas que se alinham com a causa, considerando que o futebol é uma plataforma poderosa para marcas se posicionarem quanto ao empoderamento feminino em um mercado de crescimento. Mostrando que são socialmente responsáveis e comprometidas com o desenvolvimento do esporte, as empresas geram impacto positivo em sua imagem.