Diretor-comercial fala sobre a diversificação de opções de conexão que a empresa adota

Marcelo Benez, diretor-executivo comercial da Folha de S.Paulo, onde está há 28 anos, também está na lista de Profissionais de Veículo de maior sucesso do país. Ele, que também é ex-presidente da divisão Brasil e atual membro da diretoria global da International News Media Association e professor convidado de marketing e comunicação na pós-graduação em administração de empresas da Fundação Getúlio Vargas, fala dos desafios à frente de veículos de comunicação como a Folha. Para ele, liderar um time comercial atualmente, precisa ter domínio das palavras-chaves flexibilidade e motivação para a reinvenção. “Como profissional em meio à transformação da indústria de notícias, é preciso muita estratégia, transparência com a equipe em relação aos objetivos, proatividade e disposição”, conta.

Benez conta que as principais ações da Folha em termos de inovação na publicidade e estratégias comerciais passam pela multiplataforma e diversificação de opções de conexão com os mais de 57 milhões de visitantes únicos da Folha em todas as plataformas (comScore, Fev/2023), no sentido de se consolidar o portfólio de ferramentas de comunicação à disposição do anunciante, desde a mídia impressa ao metaverso, mobile, eventos, branded content, redes sociais, podcasts e hubs de conteúdo até pesquisas de mercado com o Datafolha.
“A mídia impressa vem se transformando na era digital e hoje alcança uma segmentação da audiência da Folha, que não produz papel e, sim, conteúdo”, comenta.

Ele fala que, para um veículo como a Folha, é o melhor dos mundos ter a abrangência e o alcance da Folha Digital somados à credibilidade e ao lastro da edição impressa. “O consumo do jornal puramente impresso vem se transformando em grau mais ou menos intenso em todos os países do mundo.”
Segundo ele, no caso da Folha, a edição impressa já não é mais exclusivamente impressa, porque é automaticamente digitalizada e está disponível para ser lida na palma da mão, através dos dispositivos móveis, pelo novíssimo app que a Folha lançou. “E a versão impressa segue tangível e documentando os fatos, disponível para o consumo de notícias na situação de leitura que ele preferir”.